O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do papel desempenhado pela poesia — e pelo poeta — na (trans)formação do (escri)leitor. Falamos em transformação do escrileitor, pois acreditamos que a formação do leitor é um processo deveras complexo, interacionista e com força modificadora na tríade autor-texto-leitor, a partir da perspectiva de cada sujeito; de cada conhecimento de mundo. O diálogo ]poétic∞[ se fará presente ao longo do artigo através da poeta-pesquisadora, de pseudônimo Carola Luz, a qual pretende ilustrar o texto através de poemas autorais, a fim de validar a importância da poesia. O estudo conta com os aportes teóricos de: Freire (1989), Corazza (2007), Valéry (2018), Moisés (2019), Koch (2006), dentre outros. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica junto à análise de cinco artigos científicos: Fonseca (2020), Leal (2015), Barbosa e Souza (2019), Fernandes Andrade (2020) e Ruffo (2021). Por fim, munidos da arma mais poderosa que existe; o conhecimento, nos é possível responder “Como a poesia contribui na (trans)formação do (escri)leitor?”: através da oportunidade.