O presente trabalho tem por objetivo debater o processo da leitura no auxílio ao aprendizado da língua inglesa em sala de aula, discutindo as suas estratégias e o que pode ser utilizado na perspectiva da relação educador-educando para a formação destes leitores, partindo da compreensão de que a leitura é uma atividade essencial, sobretudo pela importância social e cultural que traz consigo. Entende-se que o processo de leitura pode ser compreendido de diversas maneiras, isto é, sob diferentes óticas, porém, este estudo não percebe o texto como sendo um produto fechado, que não leva em consideração nenhuma perspectiva de interação entre a sua leitura e o seu leitor. A leitura, aqui, é concebida como sendo um fenômeno de inter-relação entre autor-texto-leitor, um lugar de construção e reconstrução das significações entre todos os envolvidos neste processo. Valendo-se dos aportes teóricos das obras de Costa Val (2004), Fávero e Koch (1994) e Koch (2014), serão apresentadas reflexões sobre a teoria da leitura, com enfoque na perspectiva interacionista, e que podem ser utilizadas estrategicamente na esfera do ensino da língua inglesa na Educação Básica. A partir de referenciais teóricos, pretende-se estabelecer uma sucinta e relevante contribuição para as possibilidades de práticas em formação de alunos leitores em língua inglesa.