O presente artigo tem como objetivo analisar como se constituem os momentos de leitura literária em turmas da Educação Infantil. Traz um estudo documental exploratório, tendo como objeto de pesquisa cadernos de registros com relatos de atividades de leitura realizadas em turmas participantes do Projeto “ Baú de histórias – Era uma vez...” criado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, desde 2009, e direcionado para as Instituições de Educação Infantil Conveniadas ao município em questão. Assim sendo, foi feita uma seleção de quatro relatos organizados em um quadro demonstrativo constando sobre a motivação das professoras ao procederem na escolha dos livros, o direcionamento da realização das atividades de leitura e as percepções das professoras sobre o que consideraram que as crianças adquiriram com a atividade de leitura literária. Após proceder a análise dessas práticas tendo como referência a sequência básica de Cosson (2006), constatou-se que apesar dos esforços das professoras em tentar propiciar momentos significativos de leitura com os alunos, prevalecem as práticas utilitário- pedagógicas e falta conhecimento de etapas básicas para estruturação das atividades com leitura literária. Considera-se que este estudo é importante para auxiliar professores de Educação Infantil a terem elementos que possam contribuir nos seus planejamentos de atividades com leitura em sala de aula para efetivação do trabalho numa perspectiva do letramento literário e da formação do leitor, devido à importância deste aprendizado para o sucesso escolar das crianças e da vida como um todo.