Esta monografia investiga a influência da narrativa compartilhada na formação leitora. Apresenta o RPG como ferramenta que desperta o interesse em literatura, especificamente a literatura dos cenários onde o jogo se passa. Discorre sobre o histórico do RPG e sua influência na construção literária de um gênero RPGístico. Analisa o jogo de interpretação em sua conceituação, elementos e substratos mecânicos para compreender a importância do lore dentro dos cenários onde ocorre a narrativa. Verifica quais as dinâmicas entre os jogadores, narrador e autor através do jogo, considerando o compartilhamento da narrativa. Estabelece diferenciação entre a narrativa compartilhada e a coautoria da narrativa. Investiga o metagame e suas influências dentro da narrativa. Realiza levantamento de informações sobre as Night Witches. Desenvolve estudo de caso para verificar a influência da narrativa compartilhada na formação leitora bem como a capacidade do RPG em colaborar com a formação leitora através desse compartilhamento. Conclui-se que efetivamente o RPG incentiva a formação leitora e qualifica o processo de leitura quando estimula, incentiva e provoca o jogador a ler mais sobre o jogo, o sistema, o cenário e outras informações que acabam surgindo durante o jogo.