Resumo:
Esse estudo se baseia em um relato de experiência e aborda a atuação do bibliotecário, fora do ambiente e dos limites da biblioteca (ALMEIDA JÚNIOR, 1997), em ações culturais de incentivo à leitura e à escrita, que pretendem contribuir para a formação de leitores, buscando promover uma “Rede de Leitura” em um município da região metropolitana de Porto Alegre. Utilizando-se de elementos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1992) foi possível realizar as observações, levantamentos e proposições feitas durante as ações organizadas pela Central da Literatura de Guaíba (Celig), no período de junho a dezembro de 2018. Essas ações foram inicialmente geradas pela necessidade de se pensar o que era preciso para mapear, conhecer e unir as pessoas envolvidas em atividades literárias, construindo-se, então, estratégias para a realização de práticas leitoras (FOUCAMBERT, 1994) que pudessem colaborar no processo de formação de leitores no município. Essas estratégias consistiram na articulação e intervenção de ações culturais, ocupando de maneira criativa, acolhedora e poética, diversos espaços, não formais de leitura, entendendo-se a literatura como possibilidade representativa e identitária da comunidade. Procurou-se com isso proporcionar o compartilhamento das experiências leitoras, o despertar do prazer de ler, o entendimento de suas possibilidades criadoras e o respeito à diversidade cultural, bem como incentivar questionamentos e interpretações, difundindo e fomentando a leitura no município.