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A monografia “Teoria e Prática da (De) Formação do Leitor: uma pesquisa bibliográfica exploratória” objetiva buscar, se não uma resposta, ao menos um caminho que nos guie à pergunta norteadora: “Por que leitores, ávidos ou iniciantes, perdem o apreço pela leitura?”. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica exploratória nos motores de busca “Google” e “Google Acadêmico” a fim de buscar artigos que pudessem nos dar subsídios para o trabalho. Além disso, embasar-se-á a análise nos materiais de Biff e Menti (2018), de Santos (2016), de Lois (2010), de Koch e Elias (2008), de Maia (2006), de Assumção (2000) e de Pennac (2008), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997), para entender-se, ou ao menos sair do escuro, sobre o porquê da leitura estar perdendo seus leitores. Assim, após análise, identificamos que os leitores estão perdendo o “apreço pela leitura” devido a um “ciclo de deformação de leitores”, no qual docentes com mau preparo deformam seus discentes durante todo o período escolar, o que é reflexo de da deformação desses docentes enquanto ainda eram discentes, isto que pode ter ocorrido tanto no âmbito escolar quanto no âmbito universitário, de modo que fica claro que não é possível ensinar o prazer pela leitura se não se tem prazer pela leitura. |
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