REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Retrato da conservação da biodiversidade nos livros de ciências: uma análise no município de Torres, Rio Grande do Sul, Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ott, Paulo Henrique
dc.contributor.author Hoehne, Letícia
dc.date.accessioned 2021-04-08T19:42:00Z
dc.date.available 2021-04-08T19:42:00Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1199
dc.description.abstract A conservação da natureza é essencial ao bem-estar de todos os seres vivos do Planeta Terra. Nesse contexto, a conservação da biodiversidade proporciona o equilíbrio dos ecossistemas, recursos genéticos, recreação, turismo, interesses científicos, entre outros. A Educação Ambiental é aliada à essa questão e o melhor lugar para o despertar dessa consciência ambiental é a escola. Porém, o cenário da educação básica no Brasil, atualmente, apresenta muitas dificuldades para os professores, os quais como mediadores do conhecimento, são sobrecarregados de atividades pedagógicas, falta de recursos, desinteresse dos alunos, entre outros desafios que instigam os professores a reinventar sua prática cotidianamente. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é verificar como é a abordagem da temática “conservação da natureza” em livros didáticos e apostilas educacionais de Ciências, no sétimo ano do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas públicas de Torres, Rio Grande do Sul. Paralelamente, como uma ferramenta adicional de ensino, buscouse elaborar aplicativos para smartphones com fins pedagógicos a respeito da fauna e flora encontradas na região do referido município. O caráter da pesquisa é interdisciplinar, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, expositiva e interpretativa, motivada pela falta de materiais didáticos que valorizem a fauna e flora locais. A pesquisa foi desenvolvida no município de Torres, RS, sendo dividida em três etapas: [1] Coleta de metadados em livros didáticos e apostilas educacionais utilizados no município, através da busca por palavras-chave: “áreas protegidas”, “conservação”, “educação ambiental”, “espécie ameaçada”, “litoral”, “parque”, “preservação” e “zona costeira”; [2] Questionário semiestruturado para professores da área de Ciências da Natureza, no intuito de diagnosticar a abordagem da biodiversidade local em suas aulas de Ciências e conhecer a satisfação com os livros didáticos/apostilas atualmente utilizados; e [3] Elaboração dos produtos: dois aplicativos para smartphones, valorizando a fauna e flora locais, como ferramentas complementares aos vazios identificados na pesquisa. Como resultados, constatou-se que os instrumentos pedagógicos clássicos (livros e apostilas) abordam assuntos relacionados à conservação da natureza de maneira integrada aos textos. No entanto, as editoras comumente produzem os materiais para uso em todo território nacional e, com isso, generalizam informações no intuito de abordar um pouco de cada região, negligenciando especificidades locais. Verificou-se também, que as apostilas educacionais não apresentam informações de maior qualidade sobre a conservação da natureza e nem valorizam a biodiversidade regional quando comparadas aos livros didáticos, e ainda, os professores de Ciências são essenciais para a realização da transposição didática sobre a temática, porém, faltam recursos e incentivo à formação desses profissionais.
dc.language.iso 200916s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação básica
dc.subject Unidade de conservação
dc.subject Livros Didáticos
dc.subject Conservação da biodiversidade
dc.title Retrato da conservação da biodiversidade nos livros de ciências: uma análise no município de Torres, Rio Grande do Sul, Brasil
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Bordin, Juçara
local.degree.date Unidade em Hortênsias
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento D504:37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples