Resumo:
A conservação da natureza é essencial ao bem-estar de todos os seres vivos do Planeta Terra. Nesse
contexto, a conservação da biodiversidade proporciona o equilíbrio dos ecossistemas, recursos
genéticos, recreação, turismo, interesses científicos, entre outros. A Educação Ambiental é aliada
à essa questão e o melhor lugar para o despertar dessa consciência ambiental é a escola. Porém, o
cenário da educação básica no Brasil, atualmente, apresenta muitas dificuldades para os
professores, os quais como mediadores do conhecimento, são sobrecarregados de atividades
pedagógicas, falta de recursos, desinteresse dos alunos, entre outros desafios que instigam os
professores a reinventar sua prática cotidianamente. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é
verificar como é a abordagem da temática “conservação da natureza” em livros didáticos e apostilas
educacionais de Ciências, no sétimo ano do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas públicas
de Torres, Rio Grande do Sul. Paralelamente, como uma ferramenta adicional de ensino, buscouse elaborar aplicativos para smartphones com fins pedagógicos a respeito da fauna e flora
encontradas na região do referido município. O caráter da pesquisa é interdisciplinar, com
abordagem qualitativa, do tipo exploratória, expositiva e interpretativa, motivada pela falta de
materiais didáticos que valorizem a fauna e flora locais. A pesquisa foi desenvolvida no município
de Torres, RS, sendo dividida em três etapas: [1] Coleta de metadados em livros didáticos e
apostilas educacionais utilizados no município, através da busca por palavras-chave: “áreas
protegidas”, “conservação”, “educação ambiental”, “espécie ameaçada”, “litoral”, “parque”,
“preservação” e “zona costeira”; [2] Questionário semiestruturado para professores da área de
Ciências da Natureza, no intuito de diagnosticar a abordagem da biodiversidade local em suas aulas
de Ciências e conhecer a satisfação com os livros didáticos/apostilas atualmente utilizados; e [3]
Elaboração dos produtos: dois aplicativos para smartphones, valorizando a fauna e flora locais,
como ferramentas complementares aos vazios identificados na pesquisa. Como resultados,
constatou-se que os instrumentos pedagógicos clássicos (livros e apostilas) abordam assuntos
relacionados à conservação da natureza de maneira integrada aos textos. No entanto, as editoras
comumente produzem os materiais para uso em todo território nacional e, com isso, generalizam
informações no intuito de abordar um pouco de cada região, negligenciando especificidades locais.
Verificou-se também, que as apostilas educacionais não apresentam informações de maior
qualidade sobre a conservação da natureza e nem valorizam a biodiversidade regional quando
comparadas aos livros didáticos, e ainda, os professores de Ciências são essenciais para a realização
da transposição didática sobre a temática, porém, faltam recursos e incentivo à formação desses
profissionais.