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Este artigo reflete sobre a Biblioteca Municipal de Porto Alegre Josué Guimarães e o Projeto Livros de
nossas vidas na formação de leitores, no fortalecimento da democracia, na construção de visão crítica de
mundo e de cumprir com sua missão como Instituição Pública em nível de cultura e de literatura. O objetivo
para este estudo é mostrar como interagem mediador e convidados na promoção da leitura com os
participantes no que se refere a autores e livros escolhidos, comentados e que podem se transformar em
potencializadores de ações de leitura nos diversos contextos em que os envolvidos se inserem. Justifica-se
porque o Projeto institui-se em importante e necessária ferramenta para inspirar novos leitores e discutir
histórias de vida, cultura e, principalmente, literatura em seus variados níveis e esferas. Como metodologia,
em investigação qualitativa e bibliográfica, foram selecionadas 3 sessões, via facebook e no canal de Sergius
Gonzaga (https://www.facebook.com/sergius.gonzaga), de 13 de julho a 3 de dezembro de 2020, com o
critério de escolha de a sessão ser a 1ª de cada mês, sendo escolhidas para análise de conteúdo as 3 mais
assistidas. Para o referencial teórico foram parceiros Petit (2009), Andruetto (2017), Piske (2017), Camilo
e Casagrande (2019), Alencar et al (2020), e para análise de conteúdo Bardin (1977, 2011). Como
resultados e discussão, as contribuições do mediador e seus convidados, com suas escolhas de autores e
livros em comentários, para a formação de leitores. |
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