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Este artigo potencializa a reflexão e a discussão sobre o letramento literário-cinematográfico com alunos do Ensino Médio. Propõe estratégias de ações que viabilizem auxiliar o corpo docente na prática de
formação leitora em sala de aula, sendo que tais práticas tem como objetivo principal aprimorar o senso crítico, tornando-os cidadãos conscientes do seu papel como seres atuantes, autônomos e que são donos de uma amplitude cultural e vocabular que possibilitem maior interação com o meio no qual estão inseridos.
Justifica-se esta proposta pela necessidade de auxiliar professores de Letras (e de outras áreas) como agentes de formação literária, na utilização dos recursos midiáticos disponíveis na promoção de construção de sentidos e de vivências humanizadoras da literatura. Para responder à questão de pesquisa: "Como obras
fílmicas, em nível de processo de representação, podem funcionar como estratégia educacional para alunos do Ensino Médio, como ferramenta socioeducacional importante à formação de sujeitos livres em pensamento e opiniões, tendo a literatura como fator preponderante ao desenvolvimento intelectual?,
buscou-se o cinema, como texto em letramento, porque representa um instrumento fomentador de diálogos, debates, interação e um método educacional complementar para promover o Ensino Médio nas instituições de ensino. Como Metodologia, o percurso percorrido foi a argumentação de caráter qualitativo e
bibliográfico e como Referencial Teórico os autores Soares (2002), Kleiman (1998), Cosson (2014) no letramento e no letramento literário como fenômeno de ensino da leitura e da escrita dentro de um contexto em que elas sejam significativas e façam parte do cotidiano dos cidadãos; o cinema na sala de aula com
Thiel e Thiel (2010) e o ensino e a aprendizagem inovadores, com auxílio das tecnologias com Bazin (1991), Rojo (2012) e Stam (2003) para se chegar ao letramento literário-cinematográfico. Como resultados e discussão, sugestões de obras a serem trabalhadas nas três séries do Ensino Médio para que professores e alunos possam se beneficiar das audiovisualidades para proporcionar nas aulas o desenvolvimento de conhecimentos discursivos e linguísticos, além da leitura, da escrita e da formação de
leitores. |
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