REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Letramento literário-cinematográfico: da teoria à ação para o ensino médio

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dc.contributor.advisor Azevedo, Gilmar de
dc.contributor.author Souza, Cláudia Calheiro de
dc.date.accessioned 2021-07-09T18:36:51Z
dc.date.available 2021-07-09T18:36:51Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1404
dc.description.abstract Este artigo potencializa a reflexão e a discussão sobre o letramento literário-cinematográfico com alunos do Ensino Médio. Propõe estratégias de ações que viabilizem auxiliar o corpo docente na prática de formação leitora em sala de aula, sendo que tais práticas tem como objetivo principal aprimorar o senso crítico, tornando-os cidadãos conscientes do seu papel como seres atuantes, autônomos e que são donos de uma amplitude cultural e vocabular que possibilitem maior interação com o meio no qual estão inseridos. Justifica-se esta proposta pela necessidade de auxiliar professores de Letras (e de outras áreas) como agentes de formação literária, na utilização dos recursos midiáticos disponíveis na promoção de construção de sentidos e de vivências humanizadoras da literatura. Para responder à questão de pesquisa: "Como obras fílmicas, em nível de processo de representação, podem funcionar como estratégia educacional para alunos do Ensino Médio, como ferramenta socioeducacional importante à formação de sujeitos livres em pensamento e opiniões, tendo a literatura como fator preponderante ao desenvolvimento intelectual?, buscou-se o cinema, como texto em letramento, porque representa um instrumento fomentador de diálogos, debates, interação e um método educacional complementar para promover o Ensino Médio nas instituições de ensino. Como Metodologia, o percurso percorrido foi a argumentação de caráter qualitativo e bibliográfico e como Referencial Teórico os autores Soares (2002), Kleiman (1998), Cosson (2014) no letramento e no letramento literário como fenômeno de ensino da leitura e da escrita dentro de um contexto em que elas sejam significativas e façam parte do cotidiano dos cidadãos; o cinema na sala de aula com Thiel e Thiel (2010) e o ensino e a aprendizagem inovadores, com auxílio das tecnologias com Bazin (1991), Rojo (2012) e Stam (2003) para se chegar ao letramento literário-cinematográfico. Como resultados e discussão, sugestões de obras a serem trabalhadas nas três séries do Ensino Médio para que professores e alunos possam se beneficiar das audiovisualidades para proporcionar nas aulas o desenvolvimento de conhecimentos discursivos e linguísticos, além da leitura, da escrita e da formação de leitores.
dc.language.iso 210703s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Letramento literário
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino médio
dc.subject Educação
dc.subject Cinema
dc.title Letramento literário-cinematográfico: da teoria à ação para o ensino médio
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028


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