Este artigo apresenta uma análise da metodologia de aprendizagem denominada pedagogia da alternância, demonstrando algumas de suas contribuições para a educação do campo e para o desenvolvimento rural. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, dentro da abordagem qualitativa. A técnica utilizada para a coleta dos dados empíricos foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa discorreu sobre a história da pedagogia da alternância, sobre a legislação específica da educação do campo e sobre as suas principais contribuições, especialmente para a formação de jovens do campo egressos de Escolas Família Agrícola da região do Vale do Rio Pardo no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos e analisados apontam que a educação e o desenvolvimento rural estão relacionados, sendo assim, foi possível observar durante a pesquisa a importância tanto da pedagogia da alternância quanto da educação do campo para os jovens egressos e para o processo de desenvolvimento rural na região. Os dados obtidos indicam que a pedagogia da alternância exerce papel importante na formação de jovens do campo, os quais, em geral, após esse processo de ensino, permanecem nas propriedades rurais com um novo olhar, percebendo as diversas possibilidades para suas vidas. Isso demonstra que a formação voltada para a realidade do meio rural, como propõe a pedagogia da alternância, além de fazer a diferença na vida dos jovens que passam por ela, aos poucos modifica o meio em que as pessoas estão inseridas, morando, convivendo e investindo seus recursos.