| dc.contributor.advisor | Prestes, Marta Martins Barbosa | |
| dc.contributor.author | Santos, Ana Cristina Scheffer dos | |
| dc.date.accessioned | 2021-07-13T17:19:37Z | |
| dc.date.available | 2021-07-13T17:19:37Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2020 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1427 | |
| dc.description.abstract | A aplicação de atividades pedagógicas interdisciplinares com a temática ambiental, através de práticas sustentáveis, torna possível a conscientização ecológica na comunidade escolar. A construção de conhecimentos poderá ser alavancada durante o processo de execução de atividades práticas/teóricas. Este trabalho objetivou realizar uma descrição das práticas agrícolas implantadas na escola de campo Getúlio Vargas, de modo a verificar como tais ações contribuem para formar educandos/cidadãos conscientes frente às questões ambientais. Através do fomento à produção escrita dos estudantes sobre o tema da sustentabilidade e do mapeamento do sistema produtivo da escola, evidenciou-se o potencial de inserção das práticas sustentáveis no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um diagnóstico sobre a eficácia das aulas práticas na formação de consciência ambiental com o acompanhamento das aulas práticas e aplicação de questionários, tipificou-se o público-alvo, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas. A partir desse estudo, foi possível observar que a inserção de atividades práticas, bem como de temáticas ambientais na formação dos professores e educandos, contribui significativamente para a formação de sujeitos mais conscientes e críticos, capazes de interagir construtivamente na busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento e conservação dos recursos naturais. A inserção de iniciativas sustentáveis como a compostagem, reaproveitamento de alimentos entre outras, no ambiente escolar, podem fazer parte da atividade profissional dos egressos do Curso Técnico em Agricultura e integrar os sistemas produtivos rurais da comunidade como alternativas para reduzir os impactos ambientais sobre aqueles ecossistemas. | |
| dc.language.iso | 210702s2020####bl#a###fr###########por#d | |
| dc.subject | Impactos ambientais | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Práticas docentes | |
| dc.subject | Sustentabilidade | |
| dc.title | Escolas de campo como instrumento de inserção de práticas ambientais sustentáveis nos sistemas produtivos agrícolas | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M504:37 |