dc.contributor.advisor |
Prestes, Marta Martins Barbosa |
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dc.contributor.author |
Santos, Ana Cristina Scheffer dos |
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dc.date.accessioned |
2021-07-13T17:19:37Z |
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dc.date.available |
2021-07-13T17:19:37Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.date.submitted |
2020 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1427 |
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dc.description.abstract |
A aplicação de atividades pedagógicas interdisciplinares com a temática ambiental, através de práticas sustentáveis, torna possível a conscientização ecológica na comunidade escolar. A construção de conhecimentos poderá ser alavancada durante o processo de execução de atividades práticas/teóricas. Este trabalho objetivou realizar uma descrição das práticas agrícolas implantadas na escola de campo Getúlio Vargas, de modo a verificar como tais ações contribuem para formar educandos/cidadãos conscientes frente às questões ambientais. Através do fomento à produção escrita dos estudantes sobre o tema da sustentabilidade e do mapeamento do sistema produtivo da escola, evidenciou-se o potencial de inserção das práticas sustentáveis no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um diagnóstico sobre a eficácia das aulas práticas na formação de consciência ambiental com o acompanhamento das aulas práticas e aplicação de questionários, tipificou-se o público-alvo, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas. A partir desse estudo, foi possível observar que a inserção de atividades práticas, bem como de temáticas ambientais na formação dos professores e educandos, contribui significativamente para a formação de sujeitos mais conscientes e críticos, capazes de interagir construtivamente na busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento e conservação dos recursos naturais. A inserção de iniciativas sustentáveis como a compostagem, reaproveitamento de alimentos entre outras, no ambiente escolar, podem fazer parte da atividade profissional dos egressos do Curso Técnico em Agricultura e integrar os sistemas produtivos rurais da comunidade como alternativas para reduzir os impactos ambientais sobre aqueles ecossistemas. |
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dc.language.iso |
210702s2020####bl#a###fr###########por#d |
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dc.subject |
Impactos ambientais |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Práticas docentes |
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dc.subject |
Sustentabilidade |
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dc.title |
Escolas de campo como instrumento de inserção de práticas ambientais sustentáveis nos sistemas produtivos agrícolas |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
M504:37 |
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