A aplicação de atividades pedagógicas interdisciplinares com a temática ambiental, através de práticas sustentáveis, torna possível a conscientização ecológica na comunidade escolar. A construção de conhecimentos poderá ser alavancada durante o processo de execução de atividades práticas/teóricas. Este trabalho objetivou realizar uma descrição das práticas agrícolas implantadas na escola de campo Getúlio Vargas, de modo a verificar como tais ações contribuem para formar educandos/cidadãos conscientes frente às questões ambientais. Através do fomento à produção escrita dos estudantes sobre o tema da sustentabilidade e do mapeamento do sistema produtivo da escola, evidenciou-se o potencial de inserção das práticas sustentáveis no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um diagnóstico sobre a eficácia das aulas práticas na formação de consciência ambiental com o acompanhamento das aulas práticas e aplicação de questionários, tipificou-se o público-alvo, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas. A partir desse estudo, foi possível observar que a inserção de atividades práticas, bem como de temáticas ambientais na formação dos professores e educandos, contribui significativamente para a formação de sujeitos mais conscientes e críticos, capazes de interagir construtivamente na busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento e conservação dos recursos naturais. A inserção de iniciativas sustentáveis como a compostagem, reaproveitamento de alimentos entre outras, no ambiente escolar, podem fazer parte da atividade profissional dos egressos do Curso Técnico em Agricultura e integrar os sistemas produtivos rurais da comunidade como alternativas para reduzir os impactos ambientais sobre aqueles ecossistemas.