REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura compartilhada no Google Meet: experiência com a formação de leitores no 4º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lau, Adriana Helena
dc.contributor.author Gonçalves, Jacy Pereira
dc.date.accessioned 2021-07-14T18:31:26Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1435
dc.description.abstract A pesquisa foi desenvolvida no 4º ano do Ensino Fundamental I, em escola particular de Porto Alegre/RS. Objetivou investigar os impactos da leitura compartilhada mediada pelo Google Meet na formação de crianças leitoras. Os resultados apontaram que dos 19 estudantes, 11 foram autorizados a participar; 10 realizaram a leitura em voz alta e ouviram os colegas e seis avaliaram o projeto através do formulário on-line. Das seis crianças e famílias que avaliaram, cinco leram e ouviram os colegas, quatro gostaram de ouvir a leitura dos colegas; cinco gostaram do livro e cinco famílias envolveram-se no projeto relatando que a atividade estimulou a leitura. A pesquisa possibilitou novos olhares sobre o uso das TIC, que aliadas à mediação da leitura nos ambientes virtuais de aprendizagem contribuiu para que os estudantes se constituam como leitores ativos, mais autônomos e protagonistas em relação à sua aprendizagem. Consideramos que o projeto evidenciou que é possível, através das TIC, realizar práticas de leitura compartilhada em voz alta, que auxiliem a formação de leitores, nos Anos Iniciais.
dc.language.iso 210714s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Tecnologia educacional
dc.subject Formação do leitor
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.title Leitura compartilhada no Google Meet: experiência com a formação de leitores no 4º ano do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.1


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples