dc.description.abstract |
A pesquisa foi desenvolvida no 4º ano do Ensino Fundamental I, em escola particular de Porto Alegre/RS. Objetivou investigar os impactos da leitura compartilhada mediada pelo Google Meet na formação de crianças leitoras. Os resultados apontaram que dos 19 estudantes, 11 foram autorizados a participar; 10 realizaram a leitura em voz alta e ouviram os colegas e seis avaliaram o projeto através do formulário on-line. Das seis crianças e famílias que avaliaram, cinco leram e ouviram os colegas, quatro gostaram de ouvir a leitura dos colegas; cinco gostaram do livro e cinco famílias envolveram-se no projeto relatando que a atividade estimulou a leitura. A pesquisa possibilitou novos olhares sobre o uso das TIC, que aliadas à mediação da leitura nos ambientes virtuais de aprendizagem contribuiu para que os estudantes se constituam como leitores ativos, mais autônomos e protagonistas em relação à sua aprendizagem. Consideramos que o projeto evidenciou que é possível, através das TIC, realizar práticas de leitura compartilhada em voz alta, que auxiliem a formação de leitores, nos Anos Iniciais. |
|