REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Performance literária: uma estratégia pedagógica no ensino de literatura na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Accorsi, Ana Maria Bueno
dc.contributor.author Rosa, Nicolas Pereira
dc.date.accessioned 2021-07-16T17:29:52Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1447
dc.description.abstract Este artigo tem o intuito de abrir uma discussão sobre leitura, letramento literário e a performance literária. Defende-se aqui que a performance literária seja uma estratégia de prática de ensino que potencializa a construção do/a professor/a de literatura em sala de aula no processo de letramento literário. Visa tambéma apresentar duas propostas de atividades pedagógicas. Para cumprir os objetivos, privilegia-se concepões teóricas com o uso pedagógico da performance, o escritor Paul Zumthor (2005). Cabe destacar aqui, que, apesar de o ensino de literatura ser essencial para aprimorar a capacidade dos indivíduos em adquirir conhecimentos diversos de mundo, o ensino do texto literário na escola vem se apresentando como um trabalho no qual se enfatiza apenas sua visão utilitária, conforme os estudos de Cosson (2009); Soares (2011); Kleiman (1989), ou seja, cujas aulas se prendem apenas em desenvolver conteúdos específicos, usando o texto literário como pretexto. Neste artigo, parte-se do princípio que é necessário também que se desenvolva nos educandos a capacidade de imaginação. Nesse contexto, tratou-se dos principios norteadores para aplicação da performance como uma ferramenta pedagógica para o ensino de literatura com a finalidade de contribuir na formação de novos leitores.
dc.language.iso 210715s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Letramento literário
dc.subject Performance literária
dc.subject Leitura
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino
dc.title Performance literária: uma estratégia pedagógica no ensino de literatura na educação básica
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.1


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples