dc.description.abstract |
Este artigo tem o intuito de abrir uma discussão sobre leitura, letramento literário e a performance literária. Defende-se aqui que a performance literária seja uma estratégia de prática de ensino que potencializa a construção do/a professor/a de literatura em sala de aula no processo de letramento literário. Visa tambéma apresentar duas propostas de atividades pedagógicas. Para cumprir os objetivos, privilegia-se concepões teóricas com o uso pedagógico da performance, o escritor Paul Zumthor (2005). Cabe destacar aqui, que, apesar de o ensino de literatura ser essencial para aprimorar a capacidade dos indivíduos em adquirir conhecimentos diversos de mundo, o ensino do texto literário na escola vem se apresentando como um trabalho no qual se enfatiza apenas sua visão utilitária, conforme os estudos de Cosson (2009); Soares (2011); Kleiman (1989), ou seja, cujas aulas se prendem apenas em desenvolver conteúdos específicos, usando o texto literário como pretexto. Neste artigo, parte-se do princípio que é necessário também que se desenvolva nos educandos a capacidade de imaginação. Nesse contexto, tratou-se dos principios norteadores para aplicação da performance como uma ferramenta pedagógica para o ensino de literatura com a finalidade de contribuir na formação de novos leitores. |
|