dc.description.abstract |
Muitos educadores sentem dificuldades em lidar com seus alunos, não sabendo compreender e agir em determinadas situações adversas que, geralmente, denominam indisciplina. Este trabalho se refere, exatamente, a essas questões e, principalmente, pretende desmistificar a visão de indisciplina na escola, enfocando a Educação Infantil. Objetiva compreender os comportamentos infantis considerados de indisciplina na escola de educação infantil. Teve como caminhos metodológicos a pesquisa qualitativa e explicativa, pois busca compreender a totalidade dos fenômenos que envolvem a indisciplina na educação infantil coletando dados por meio de questionário e observação sistemática em determinada escola e turma. Para que esse trabalho se desenvolvesse de forma sólida, vários autores trabalhados no curso de Pedagogia contribuíram fundamentando teoricamente o tema indisciplina. Para contribuir com os estudos e dar conta do objetivo deste trabalho, as perguntas foram categorizadas em três grupos de análises. Eixo 01: Relatos da presença na vida das crianças em casa-rotina; Eixo 02: contextualizando a compreensão de indisciplina - amor e limites; Eixo 03: relação família e escola – educação. Portanto, não posso afirmar que tudo que foi destacado nesse trabalho seja o certo, afinal, todos têm concepções e entendimentos diferentes, mas espero de alguma forma, contribuir para, no mínimo, abrir discussões sobre o mundo da educação infantil, o que é considerado na escola como indisciplina e o que faz parte dela. |
|