| dc.contributor.advisor | Almeida, Percila Silveira de | |
| dc.contributor.author | Figueiredo, Milena Ramborger | |
| dc.date.accessioned | 2021-08-04T13:51:24Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2020 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1552 | |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a formação de oficineiros-professores de um projeto desenvolvido na escola Dr. Mário Vieira Marques (CIEP) do município de São Luiz Gonzaga (RS). O problema de pesquisa que se buscou responder foi: como se ocorre a formação dos oficineiros do projeto Escola Aberta para a Cidadania no município de São Luiz Gonzaga/RS? Neste sentido, o objetivo geral do projeto foi compreender a importância dos projetos sociais para a melhoria da realidade e da condição de vida dos participantes do projeto Escola Aberta para a Cidadania, o qual ocorre na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. Mário Viera Marques - Centro Integrado de Educação Pública Rio Grande do Sul (CIEP), no município de São Luiz Gonzaga (RS). Assim, teve como objetivos específicos: observar o desenvolvimento das práticas realizadas pelos oficineiros; analisar como se desenvolve a oficina dos oficineiros e suas diferentes formações; refletir sobre o papel do educador dentro do Escola Aberta para a Cidadania. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo para tanto, foram utilizadas como ferramentas de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e um questionário estruturado. Partiu-se de uma fundamentação teórica argumentada em livros e documentos desenvolvidos pelo Ministério da Educação, com o tema específico sobre o projeto Escola Aberta. Os principais resultados encontrados envolvem a reafirmação de que, para que fosse possível uma melhoria no atendimento e desenvolvimento do projeto na instituição de ensino, se faz necessário que os oficineiros tenham a oportunidade de ter formações nas áreas de atuação no projeto. A partir disso, poderiam contribuir ainda mais com o aprendizado dos estudantes, alcançando níveis educativos maiores e de maior qualidade. | |
| dc.language.iso | 210219s2020####bl#####fr###########por#d | |
| dc.subject | Escola aberta | |
| dc.subject | Cidadania | |
| dc.subject | Projetos sociais | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Escola cidadã | |
| dc.subject | Políticas públicas | |
| dc.title | Escola aberta para a cidadania: uma experiência educativa na escola CIEP em São Luiz Gonzaga | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.017.4 |