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Atualmente, vivenciamos o processo de democratização do Ensino Superior público no Brasil, evidenciado pela expansão das universidades públicas. No Estado do Rio Grande do Sul temos a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS que é uma instituição de Ensino Superior pública e multicampi, com vinte e quatro unidades distribuídas pelo estado, a qual contribui para o aumento de vagas nos cursos de Ensino Superior nas cidades do interior do estado. Desta forma, a partir da questão norteadora deste estudo: “que desafios são enfrentados pelas estudantes egressas da modalidade EJA ao ingressar no Ensino Superior?” Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender que desafios enfrentam os/as estudantes oriundos da Educação de jovens e adultos – EJA no curso de Pedagogia – licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – São Luiz Gonzaga. E como objetivos específicos: identificar quais os desafios enfrentados pelos/as estudantes oriundos da modalidade EJA; analisar como esses desafios podem se refletir em suas práticas docentes no processo de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde realizei entrevistas e rodas de conversas, ambos de forma virtual, com dez estudantes do curso de pedagogia – licenciatura, que são egressas da Educação de Jovens e Adultos. A partir da análise dos aspectos obtidos nas rodas de conversa e entrevistas, foi possível inferir que estas estudantes vivenciaram na Educação Básica múltiplos fatores que as fizeram desistir dos estudos, como reprovação e gravidez, fazendo com que anos mais tarde procurassem a Educação de Jovens e Adultos, pois consideravam importante ter o diploma do Ensino Médio. As narrativas das estudantes sobre a EJA referem-se geralmente sobre a precariedade de conteúdos, mas todas foram unanimes ao dizer que a EJA é de suma importância pois sem ela não estariam onde estão hoje. Sobre as dificuldades e desafios enfrentados no Ensino Superior, as estudantes destacaram que sentiam muita dificuldade no início do curso, mas que tiveram apoios de colegas e incentivos de professores que não as deixaram desistir. Outro fator importante para superar estas dificuldades foi participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. |
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