REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Um olhar sobre as acadêmicas egressas da educação de jovens e adultos no curso de Pedagogia-Licenciatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.contributor.author Horback, Karolaine
dc.date.accessioned 2021-08-04T18:32:43Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1575
dc.description.abstract Atualmente, vivenciamos o processo de democratização do Ensino Superior público no Brasil, evidenciado pela expansão das universidades públicas. No Estado do Rio Grande do Sul temos a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS que é uma instituição de Ensino Superior pública e multicampi, com vinte e quatro unidades distribuídas pelo estado, a qual contribui para o aumento de vagas nos cursos de Ensino Superior nas cidades do interior do estado. Desta forma, a partir da questão norteadora deste estudo: “que desafios são enfrentados pelas estudantes egressas da modalidade EJA ao ingressar no Ensino Superior?” Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender que desafios enfrentam os/as estudantes oriundos da Educação de jovens e adultos – EJA no curso de Pedagogia – licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – São Luiz Gonzaga. E como objetivos específicos: identificar quais os desafios enfrentados pelos/as estudantes oriundos da modalidade EJA; analisar como esses desafios podem se refletir em suas práticas docentes no processo de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde realizei entrevistas e rodas de conversas, ambos de forma virtual, com dez estudantes do curso de pedagogia – licenciatura, que são egressas da Educação de Jovens e Adultos. A partir da análise dos aspectos obtidos nas rodas de conversa e entrevistas, foi possível inferir que estas estudantes vivenciaram na Educação Básica múltiplos fatores que as fizeram desistir dos estudos, como reprovação e gravidez, fazendo com que anos mais tarde procurassem a Educação de Jovens e Adultos, pois consideravam importante ter o diploma do Ensino Médio. As narrativas das estudantes sobre a EJA referem-se geralmente sobre a precariedade de conteúdos, mas todas foram unanimes ao dizer que a EJA é de suma importância pois sem ela não estariam onde estão hoje. Sobre as dificuldades e desafios enfrentados no Ensino Superior, as estudantes destacaram que sentiam muita dificuldade no início do curso, mas que tiveram apoios de colegas e incentivos de professores que não as deixaram desistir. Outro fator importante para superar estas dificuldades foi participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
dc.language.iso 210301s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Formação de professores
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino superior
dc.title Um olhar sobre as acadêmicas egressas da educação de jovens e adultos no curso de Pedagogia-Licenciatura
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Scheuer, Franciele Thais
local.description.areasdoconhecimento M371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples