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O objetivo deste estudo foi verificar quais são as orientações dos documentos oficiais (LDBEN, DCNEB, PCN, BNCC) para o ensino de gramática no Ensino Médio e o que apontam artigos atuais sobre como se dá este ensino nas escolas na atualidade. A investigação contou com suportes teóricos de Antunes (2003), Bechara (1986), Calvet (2007), Freire (2002), Libâneo (2016), Possenti (1996), entre outros, além de leis, bases e parâmetros que guiam o ensino no Brasil. A metodologia da pesquisa é documental e bibliográfica. Quanto à primeira parte de pergunta de pesquisa, os documentos indicam que o ensino da gramática se relaciona com a interação, ou seja, o uso da língua em contexto diário. Isso significa, então, que o ensino da Língua Portuguesa deve enfatizar os aspectos linguísticos (orais ou escritos) e extralinguísticos (contexto e cultura) em contextos sociais. Em contrapartida, a análise dos artigos apontou que o ensino de gramática nas escolas se dá de fato pelo uso descontextualizado da gramática - o que não leva em conta a expressividade de cada indivíduo e a interação. Os resultados obtidos sugerem que a metodologia no ensino de gramática não mudou nas últimas duas décadas em turmas de Ensino Médio. O uso somente de terminologias da gramática normativa em salas de aula continua limitando o desenvolvimento dos alunos, não promovendo práticas discursivas e interacionais cotidianas. |
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