O presente trabalho reflete sobre a Educação Sexual e seu diálogo com a formação básica brasileira, revisando as possibilidades e os desafios que o professor de língua portuguesa pode encontrar. Além disso, propõe intervenção ...
Este estudo surgiu a partir do projeto de extensão, o “Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), visando ao ensino de Português para haitianos. O Curso trouxe ...
Este estudo reflete sobre o Dialeto Pajubá em sua interação com a Comunidade LGBTI+, e além, propõe intervenção em sala nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando-se dele como estratégia para a prática de aquisição ...
O trabalho tem como as contribuições do Sociointeracionismo para o desenvolvimento de alunos de Ensino Fundamental II. Para isso, o estudo contou com uma abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica com análise de artigos ...
Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o seguinte tema: Educação Transdisciplinar, Docência e Inclusão: Língua Portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental com o transtorno do espectro autista. O Objetivo geral ...
Esta monografia, término do curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, tem na voz autoral, ecos das produções escritas e na práxis, a formação da consciência, experiências e ...
Este trabalho apresenta uma proposta com os romances Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), O Cortiço (1890), de Aluísio de Azevedo (1857-1913) e Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), ...
Este trabalho teve como objetivo apresentar relatos de experiências docentes nas aulas de língua portuguesa como acolhimento para refugiados haitianos. Nesse sentido, a questão principal que norteia a pesquisa é quais são ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar quais os principais motivos das defasagens apresentadas pelos estudantes da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental relacionadas à leitura ...
O ensino antirracista pautado na Lei n°10.639/2003 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, ainda aparece tímido nas propostas de ensino de Língua Portuguesa. Tencionando contribuir para o ...
O presente trabalho versa sobre o professor de Língua Portuguesa na Educação Inclusiva e ações pedagógicas recomendadas. Os objetivos desta pesquisa são o levantamento de ações pedagógicas já realizadas por professores de ...
O presente trabalho explora contribuições da Pragmática em Sociolinguística para as aulas de Língua Portuguesa, buscando compreender a diferença entre língua e linguagem. O trabalho utilizou uma abordagem de pesquisa ...
Esta monografia tem como tema as representações femininas na Revista Infantil Cacique: um comparativo entre os anos de 1954 (início) e 1963 (término), uma vez que a reflexão sobre este tópico é importante para a compreensão ...
Esta monografia versa sobre o racismo estrutural no diálogo intermidiático entre contos e romances de Lima Barreto e a teledramaturgia da Rede Globo de Televisão "Fera Ferida". de estereótipos racistas sem a menor chance ...
As práticas relacionadas à leitura literária na escola ainda parecem opacas ou mesmo silentes em se tratando da presença da literatura negro-brasileira. Tencionando contribuir para o debate acerca de um ensino-aprendizagem ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre a Educação Popular e suas contribuições para as práticas pedagógicas no Ensino Regular. Para fins de cumprir com este objetivo, percorro brevemente a ...
Tendo em vista que a televisão ocupa um posto consolidado como veículo de comunicação, a
programação transmitida por ela adquire relevância. No contexto nacional, a teledramaturgia se configura como um dos gêneros principais ...
O presente trabalho buscou verificar os tipos de práticas de leitura literária promovidas em
escolas públicas estaduais, no Ensino Médio, relatadas pelos acadêmicos durante a formação
nos cursos de licenciatura em Letras ...
Este trabalho abrange a Educação de Jovens e Adultos – EJA, enquanto direito, conforme
normatizações previstas constitucionalmente e nas Leis de Diretrizes e Bases Educacionais
brasileiras, tendo por base os discursos que ...
Este estudo apresenta uma análise comparativa, em nível intersemiótico, entre as obras Fahrenheit 451 (1966), filme dirigido por François Truffaut – adaptado do romance homônimo (1953), de Ray Bradbury, e o romance Dom ...