Esta monografia versa sobre o racismo estrutural no diálogo intermidiático entre contos e romances de Lima Barreto e a teledramaturgia da Rede Globo de Televisão "Fera Ferida". de estereótipos racistas sem a menor chance ...
As práticas relacionadas à leitura literária na escola ainda parecem opacas ou mesmo silentes em se tratando da presença da literatura negro-brasileira. Tencionando contribuir para o debate acerca de um ensino-aprendizagem ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre a Educação Popular e suas contribuições para as práticas pedagógicas no Ensino Regular. Para fins de cumprir com este objetivo, percorro brevemente a ...
Tendo em vista que a televisão ocupa um posto consolidado como veículo de comunicação, a
programação transmitida por ela adquire relevância. No contexto nacional, a teledramaturgia se configura como um dos gêneros principais ...
O presente trabalho buscou verificar os tipos de práticas de leitura literária promovidas em
escolas públicas estaduais, no Ensino Médio, relatadas pelos acadêmicos durante a formação
nos cursos de licenciatura em Letras ...
Este trabalho abrange a Educação de Jovens e Adultos – EJA, enquanto direito, conforme
normatizações previstas constitucionalmente e nas Leis de Diretrizes e Bases Educacionais
brasileiras, tendo por base os discursos que ...
Este estudo apresenta uma análise comparativa, em nível intersemiótico, entre as obras Fahrenheit 451 (1966), filme dirigido por François Truffaut – adaptado do romance homônimo (1953), de Ray Bradbury, e o romance Dom ...
Esta monografia tematiza a relação entre literatura e cinema em estratégias pedagógicas na formação do aluno leitor-espectador contemporâneo para concursos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. O objeto de investigação ...
Esta pesquisa verificou as abordagens envolvendo a Educação de Jovens e Adultos EJA - no Curso de Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Rio ...
A lei 10.639 de 2003 trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileiras no Ensino Básico. Partindo da premissa de que o ensino desses temas depende da sua inclusão em cursos de formação ...
Esta pesquisa teve como objetivos fazer um levantamento dos livros didáticos de Português como Língua
Estrangeira (PLE) publicados a partir de 2015, analisar quais as propostas teóricas de aprendizagem e
ensino de língua ...
O objetivo deste estudo foi verificar quais são as orientações dos documentos oficiais (LDBEN, DCNEB, PCN, BNCC) para o ensino de gramática no Ensino Médio e o que apontam artigos atuais sobre como se dá este ensino nas ...