Este trabalho teve como objetivo analisar os sambas-enredo Meu Deus, Meu Deus, Está
Extinta a Escravidão? da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e Rosa Maria Egipcíaca da Escola de Samba Unidos do Viradouro, a fim de promover ...
Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode contribuir para a formação da cidadania dos estudantes. Partindo ...
O presente trabalho se propõe a realizar uma análise dos excertos retirados da autobiografia Léxico familiar, de Natalia Ginzburg, que evidenciam a relação da autora-narradora com seus pais, a partir dos diálogos presentes ...
Este trabalho investigou os desafios enfrentados e as práticas inclusivas adotadas por professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na inclusão de alunos atípicos. Por meio da análise ...
Esta monografia tem como objetivo geral verificar as contribuições da Análise do Discurso (AD), vertente francesa, para a formação do leitor crítico. Os objetivos específicos deste trabalho consistem em verificar a relação ...
Este trabalho investiga o potencial das tirinhas da cartunista brasileira Laerte como instrumento
didático para o desenvolvimento da leitura crítica em turmas do ensino fundamental e médio.
Através de observações e vivências ...
Este trabalho tem como objetivo analisar as ações que podem ser implementadas pelo professor de Língua Portuguesa para promover a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar no âmbito das disciplinas de Literatura e ...
O presente trabalho tem por objetivo mostrar como a performance literária pode contribuir para a formação e o resgate de leitores da Educação Básica. O estudo adota como proposta a estratégia metodologia de pesquisa-ação ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral discutir quais as transformações ocorridas nas personagens femininas no interior dos contos contemporâneos da autora ítalo-brasileira Marina Colasanti ...
O presente trabalho reflete sobre a Educação Sexual e seu diálogo com a formação básica brasileira, revisando as possibilidades e os desafios que o professor de língua portuguesa pode encontrar. Além disso, propõe intervenção ...
Este estudo surgiu a partir do projeto de extensão, o “Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), visando ao ensino de Português para haitianos. O Curso trouxe ...
Este estudo reflete sobre o Dialeto Pajubá em sua interação com a Comunidade LGBTI+, e além, propõe intervenção em sala nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando-se dele como estratégia para a prática de aquisição ...
O trabalho tem como as contribuições do Sociointeracionismo para o desenvolvimento de alunos de Ensino Fundamental II. Para isso, o estudo contou com uma abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica com análise de artigos ...
Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o seguinte tema: Educação Transdisciplinar, Docência e Inclusão: Língua Portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental com o transtorno do espectro autista. O Objetivo geral ...
Esta monografia, término do curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, tem na voz autoral, ecos das produções escritas e na práxis, a formação da consciência, experiências e ...
Este trabalho apresenta uma proposta com os romances Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), O Cortiço (1890), de Aluísio de Azevedo (1857-1913) e Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), ...
Este trabalho teve como objetivo apresentar relatos de experiências docentes nas aulas de língua portuguesa como acolhimento para refugiados haitianos. Nesse sentido, a questão principal que norteia a pesquisa é quais são ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar quais os principais motivos das defasagens apresentadas pelos estudantes da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental relacionadas à leitura ...
O ensino antirracista pautado na Lei n°10.639/2003 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, ainda aparece tímido nas propostas de ensino de Língua Portuguesa. Tencionando contribuir para o ...
O presente trabalho versa sobre o professor de Língua Portuguesa na Educação Inclusiva e ações pedagógicas recomendadas. Os objetivos desta pesquisa são o levantamento de ações pedagógicas já realizadas por professores de ...