Esta pesquisa teve como objetivos fazer um levantamento dos livros didáticos de Português como Língua
Estrangeira (PLE) publicados a partir de 2015, analisar quais as propostas teóricas de aprendizagem e
ensino de língua estrangeira que os livros didáticos indicam basear-se em seu prefácio e nas atividades, e
qual teoria de aquisição de Língua Estrangeira que está presente nos livros didáticos. Para isso, foi realizado
um levantamento eletrônico - por meio do site de pesquisas Google - dos livros de PLE com o uso de
palavras-chave (como “livro didático Português para estrangeiros”, “livro didático Português língua
estrangeira”), resultando em 7 exemplares. Após a coleta, os livros foram analisados a partir de uma lista
de critérios de modo a abranger aspectos de contextualização e de conteúdo de cada livro. Os resultados
obtidos foram 3 livros com base na teoria behaviorista, 2 com base no gerativismo e 2 com base no
sociointeracionismo. Estes resultados demonstram que o behaviorismo ainda está presente na maioria dos
livros didáticos. Isso aponta para uma preferência nas práticas de ensino baseadas em uma teoria
desatualizada em detrimento de teorias recentes. Conclui-se que o professor deve estar atento, crítico e em
constante pesquisa acerca de fatores pertinentes à sua prática. O conhecimento das teorias de aquisição de
Língua Estrangeira deve ser uma das bases no planejamento das aulas, assim como na escolha do material
didático que será empregado.