REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Livros didáticos para o ensino de português como língua estrangeira: levantamento e descrição

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Borges, Ariel Gonçalves
dc.date.accessioned 2021-08-04T19:26:52Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1587
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivos fazer um levantamento dos livros didáticos de Português como Língua Estrangeira (PLE) publicados a partir de 2015, analisar quais as propostas teóricas de aprendizagem e ensino de língua estrangeira que os livros didáticos indicam basear-se em seu prefácio e nas atividades, e qual teoria de aquisição de Língua Estrangeira que está presente nos livros didáticos. Para isso, foi realizado um levantamento eletrônico - por meio do site de pesquisas Google - dos livros de PLE com o uso de palavras-chave (como “livro didático Português para estrangeiros”, “livro didático Português língua estrangeira”), resultando em 7 exemplares. Após a coleta, os livros foram analisados a partir de uma lista de critérios de modo a abranger aspectos de contextualização e de conteúdo de cada livro. Os resultados obtidos foram 3 livros com base na teoria behaviorista, 2 com base no gerativismo e 2 com base no sociointeracionismo. Estes resultados demonstram que o behaviorismo ainda está presente na maioria dos livros didáticos. Isso aponta para uma preferência nas práticas de ensino baseadas em uma teoria desatualizada em detrimento de teorias recentes. Conclui-se que o professor deve estar atento, crítico e em constante pesquisa acerca de fatores pertinentes à sua prática. O conhecimento das teorias de aquisição de Língua Estrangeira deve ser uma das bases no planejamento das aulas, assim como na escolha do material didático que será empregado.
dc.language.iso 210505s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Língua portuguesa - Ensino
dc.subject Português como Língua Estrangeira
dc.subject Livro didático
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Livros didáticos para o ensino de português como língua estrangeira: levantamento e descrição
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.contributor.advisor-co Carilo, Michele Saraiva
local.description.areasdoconhecimento M372.46


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples