REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O diálogo como elemento constitutivo da relação professor e aluno

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Almeida, Percila Silveira de
dc.contributor.author Alves, Mariele Diniz de Moura
dc.date.accessioned 2021-08-04T19:10:36Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1582
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como tema o diálogo, e como este conceito pode constituir a relação entre professores e alunos em uma turma da EJA de uma escola municipal de São Luiz Gonzaga. O trabalho desenvolvido traz a importância do diálogo em sala de aula e da forma como este contribui no ensino-aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o problema elaborado constitui-se em: como o diálogo é entendido na relação de professores e alunos em uma sala de aula da EJA de uma escola pública do município de São Luiz Gonzaga/RS? O objetivo geral da pesquisa foi compreender de que forma o diálogo se apresenta na relação entre professores e alunos de uma turma da EJA. Já os objetivos específicos foram: analisar como acontece o diálogo entre professores e alunos em sala de aula, entender se o diálogo contribui para desenvolver e estimular os alunos em seus processos de ensino-aprendizagem e refletir a luz dos resultados a importância do diálogo na constituição da relação de professores e alunos. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de cunho qualitativo, de tipo bibliográfica, exploratória, descritiva e explicativa. A ferramenta para coleta de dados foi um questionário estruturado com perguntas abertas realizado pelo Google Formulários, e devido a pandemia não foi possível ser realizada a observação em sala de aula. A análise de dados deu-se pela categorização, elencando categorias que se apresentaram com mais frequência na fala dos pesquisados. Os resultados obtidos apontam a necessidade do diálogo no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim de maneira significativa para o desenvolvimento de alunos mais críticos. O professor através do diálogo sente-se confiante para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para reflexão e métodos de ensino inovadores.
dc.language.iso 210218s########bl#####fr###########por#d
dc.subject Ensino aprendizagem
dc.subject Diálogo
dc.subject Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Prática pedagógica
dc.title O diálogo como elemento constitutivo da relação professor e aluno
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.013


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples