dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco, a prática da leitura na formação de professores. Neste sentido, o problema de pesquisa busca responder: que compreensões e práticas de leitura os acadêmicos do curso de Pedagogia-Licenciatura da Uergs na Unidade São Luiz Gonzaga desenvolvem? O objetivo geral da pesquisa buscou compreender como as práticas de leitura contribuem para a formação dos pedagogos no curso de Pedagogia da Uergs em São Luiz Gonzaga. Já os objetivos específicos buscaram investigar o interesse e o hábito das acadêmicas pela leitura, entender os métodos e estratégias usados para desenvolver a prática da leitura, e realizar reflexões sobre a importância da leitura na formação dos acadêmicos do Curso. A pesquisa constitui-se por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfica, no entanto, mesmo à distância foram realizadas entrevistas e análise de documento, neste caso caracteriza-se também como uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, descritiva e explicativa, com coletas de dados por meio de questionários do Google Forms que foram realizadas com as acadêmicas do curso. A análise dos formulários respondidos deu-se por categorização, elencando categorias a partir das perguntas feitas às acadêmicas. Destacamos que com a pesquisa foi possível compreender a importância que as acadêmicas atribuem a leitura em sua formação. Também foi possível entender como são suas estratégias, que ferramentas desenvolvem e que mesmo com dificuldades e em poucos momentos disponíveis estas procuram ler, se atualizar e conhecer. |
|