REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Professores regentes e professores do Atendimento Educacional Especializado-AEE nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Machado, Fernanda Barcelos
dc.date.accessioned 2021-08-04T19:32:53Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1591
dc.description.abstract Essa pesquisa de trabalho de Conclusão de Curso, resultou da vontade e curiosidade de saber se existe e como é a interação entre o professor da sala de aula e o da Sala de Atendimento Educacional Especializado. Um dos maiores desafios do professor é trabalhar com a inclusão e a aprendizagem daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência ou dificuldades, e foi pensando nesses casos que essa pesquisa buscou investigar a relação do professor regente da turma e do professor do AEE. Traz como objetivo geral verificar como ocorre a interação professor regente e professor do Atendimento Educacional Especializado/AEE nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: - descobrir como se efetiva a interação entre professor regente e professor do AEE; entender como se constrói as práticas educativas entre esses profissionais; e refletir sobre a aprendizagem e inclusão dos alunos que necessitam do Atendimento Educacional Especializado. Tem como metodologia a abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, contanto com entrevistas semiestruturadas juntos aos professores regentes e professores do AEE de uma escola municipal. A análise dos dados foi realizada a partir da triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico. Os resultados mostraram que os professores regentes e os professores das salas de recurso buscam realizar atividades e planejamentos em conjunto, mas precisariam de mais tempo disponível para essas ações. A pesquisa mostrou a realidade de uma escola e o esforço que os professores realizam para desempenhar bem suas atividades profissionais.
dc.language.iso 210217s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Inclusão
dc.subject Educação especial
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação de professores
dc.title Professores regentes e professores do Atendimento Educacional Especializado-AEE nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples