dc.contributor.advisor |
Maurente, Viviane Maciel Machado |
|
dc.contributor.author |
Machado, Fernanda Barcelos |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-04T19:32:53Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1591 |
|
dc.description.abstract |
Essa pesquisa de trabalho de Conclusão de Curso, resultou da vontade e curiosidade de saber se existe e como é a interação entre o professor da sala de aula e o da Sala de Atendimento Educacional Especializado. Um dos maiores desafios do professor é trabalhar com a inclusão e a aprendizagem daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência ou dificuldades, e foi pensando nesses casos que essa pesquisa buscou investigar a relação do professor regente da turma e do professor do AEE. Traz como objetivo geral verificar como ocorre a interação professor regente e professor do Atendimento Educacional Especializado/AEE nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: - descobrir como se efetiva a interação entre professor regente e professor do AEE; entender como se constrói as práticas educativas entre esses profissionais; e refletir sobre a aprendizagem e inclusão dos alunos que necessitam do Atendimento Educacional Especializado. Tem como metodologia a abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, contanto com entrevistas semiestruturadas juntos aos professores regentes e professores do AEE de uma escola municipal. A análise dos dados foi realizada a partir da triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico. Os resultados mostraram que os professores regentes e os professores das salas de recurso buscam realizar atividades e planejamentos em conjunto, mas precisariam de mais tempo disponível para essas ações. A pesquisa mostrou a realidade de uma escola e o esforço que os professores realizam para desempenhar bem suas atividades profissionais. |
|
dc.language.iso |
210217s2020####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Educação especial |
|
dc.subject |
Formação de professores |
|
dc.subject |
Inclusão |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Professores regentes e professores do Atendimento Educacional Especializado-AEE nos anos iniciais do ensino fundamental |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M376 |
|