| dc.contributor.advisor | Maurente, Viviane Maciel Machado | |
| dc.contributor.author | Machado, Fernanda Barcelos | |
| dc.date.accessioned | 2021-08-04T19:32:53Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2020 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1591 | |
| dc.description.abstract | Essa pesquisa de trabalho de Conclusão de Curso, resultou da vontade e curiosidade de saber se existe e como é a interação entre o professor da sala de aula e o da Sala de Atendimento Educacional Especializado. Um dos maiores desafios do professor é trabalhar com a inclusão e a aprendizagem daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência ou dificuldades, e foi pensando nesses casos que essa pesquisa buscou investigar a relação do professor regente da turma e do professor do AEE. Traz como objetivo geral verificar como ocorre a interação professor regente e professor do Atendimento Educacional Especializado/AEE nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: - descobrir como se efetiva a interação entre professor regente e professor do AEE; entender como se constrói as práticas educativas entre esses profissionais; e refletir sobre a aprendizagem e inclusão dos alunos que necessitam do Atendimento Educacional Especializado. Tem como metodologia a abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, contanto com entrevistas semiestruturadas juntos aos professores regentes e professores do AEE de uma escola municipal. A análise dos dados foi realizada a partir da triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico. Os resultados mostraram que os professores regentes e os professores das salas de recurso buscam realizar atividades e planejamentos em conjunto, mas precisariam de mais tempo disponível para essas ações. A pesquisa mostrou a realidade de uma escola e o esforço que os professores realizam para desempenhar bem suas atividades profissionais. | |
| dc.language.iso | 210217s2020####bl#####fr###########por#d | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Educação especial | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Formação de professores | |
| dc.title | Professores regentes e professores do Atendimento Educacional Especializado-AEE nos anos iniciais do ensino fundamental | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376 |