REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Tecnologias da educação: o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Almeida, Percila Silveira de
dc.contributor.author Figueiredo, Mirela Ramborger
dc.date.accessioned 2021-08-04T19:40:44Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1593
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso foi elaborado como requisito parcial para aquisição do título de Licenciada em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Unidade em São Luiz Gonzaga. Por estarmos inseridos na “era tecnológica” ou “mundo digital”, acredita-se que o uso das tecnologias digitais em sala de aula pode tornar as aulas mais prazerosas e interessantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral compreender os desafios da relação dos professores, em sala de aula, com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Esta pesquisa corresponde a uma pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica de cunho exploratório, explicativo e descritivo. Também, foi realizada uma pesquisa de campo de maneira diferenciada, pois o momento pandêmico não permitiu a abordagem tradicional. Assim sendo, para a realização da coleta de dados algumas alterações tiveram que ser feitas, a ida a campo teve que ser adiada e a coleta de dados foi realizada de forma totalmente remota. Por isso, foram utilizados como suportes o Google Forms e o Google Meet, para a realização de questionários e entrevistas semiestruturadas. O intuito foi verificar como professores e alunos compreendem os recursos tecnológicos a partir da perspectiva pedagógica e didática. Como resultados percebeu-se que a (não) integração das tecnologias digitais em sala de aula provém do despreparo e aceitação, tanto dos alunos, como de alguns professores. Ademais, anteriormente ao período pandêmico esses recursos não eram inseridos nos planejamentos pedagógicos, mas eram utilizados como meio para fazer pesquisas em casa, às vezes. Conclui-se, a partir disso, que a tecnologia digital pode ser uma grande aliada do professor, quando integrada de maneira capaz de promover uma aprendizagem qualificada e eficiente, com professores devidamente capacitados para adequá-las às diferentes metodologias de ensino.
dc.language.iso 210412s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Sala de aula - práticas pedagógicas
dc.subject EAD
dc.subject Professor - Formação tecnológica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aluno virtual
dc.title Tecnologias da educação: o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula.
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.68


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples