REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Apoio aos docentes para a inclusão escolar no ensino regular : em escolas públicas municipais de São Luiz Gonzaga

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Luz, Arisa Araújo da
dc.contributor.author Cardoso, Ana Paula Corrêa
dc.date.accessioned 2021-08-04T19:46:49Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1596
dc.description.abstract A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular ainda é tema de muitos debates, sendo considerada um grande desafio para os profissionais da educação. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo “analisar o que os professores consideram como apoio para a inclusão efetiva de alunos com deficiência e quais possibilidades o município propicia às escolas”. Os dados foram coletados com professoras e coordenadoras de seis escolas municipais de São Luiz Gonzaga que possuem alunos incluídos em suas turmas, totalizando dez entrevistadas, além da pesquisa em documentos disponibilizados em endereços eletrônicos. Caracterizada como uma pesquisa de cunho qualitativo, além de exploratória e descritiva. Já do ponto de vista dos procedimentos técnicos caracteriza-se por pesquisa bibliográfica e amostragem da realidade, que objetiva reproduzir a realidade estudada. As participantes da pesquisa apresentam, em fragmentos trazidos da realidade, que embora recebam alunos com deficiência ainda há uma grande preocupação em relação ao processo de inclusão, no ensino regular e que os apoios que recebem são aqueles que buscam e reivindicam, ou seja, esses apoios dependem da próatividade de cada escola.
dc.language.iso 210219s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Formação de professores
dc.subject Educação infantil
dc.subject Inclusão escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Políticas públicas
dc.title Apoio aos docentes para a inclusão escolar no ensino regular : em escolas públicas municipais de São Luiz Gonzaga
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples