dc.contributor.advisor |
Luz, Arisa Araújo da |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Ana Paula Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-04T19:46:49Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1596 |
|
dc.description.abstract |
A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular ainda é tema de muitos debates, sendo considerada um grande desafio para os profissionais da educação. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo “analisar o que os professores consideram como apoio para a inclusão efetiva de alunos com deficiência e quais possibilidades o município propicia às escolas”. Os dados foram coletados com professoras e coordenadoras de seis escolas municipais de São Luiz Gonzaga que possuem alunos incluídos em suas turmas, totalizando dez entrevistadas, além da pesquisa em documentos disponibilizados em endereços eletrônicos. Caracterizada como uma pesquisa de cunho qualitativo, além de exploratória e descritiva. Já do ponto de vista dos procedimentos técnicos caracteriza-se por pesquisa bibliográfica e amostragem da realidade, que objetiva reproduzir a realidade estudada. As participantes da pesquisa apresentam, em fragmentos trazidos da realidade, que embora recebam alunos com deficiência ainda há uma grande preocupação em relação ao processo de inclusão, no ensino regular e que os apoios que recebem são aqueles que buscam e reivindicam, ou seja, esses apoios dependem da próatividade de cada escola. |
|
dc.language.iso |
210219s2020####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Inclusão escolar |
|
dc.subject |
Formação de professores |
|
dc.subject |
Educação infantil |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Políticas públicas |
|
dc.title |
Apoio aos docentes para a inclusão escolar no ensino regular : em escolas públicas municipais de São Luiz Gonzaga |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M372.3 |
|