dc.description.abstract |
Essa pesquisa tem como objetivo discutir sobre a profissão docente, bem como a relação teoria e prática no estágio supervisionado, mantendo o propósito de estudar o campo da formação de professores. Buscou refletir sobre o estágio supervisionado na formação de professores ao mesmo tempo em que procurou entender como se dá a relação entre teoria e prática pedagógica durante o desenvolvimento do estágio supervisionado. A pesquisa foi desenvolvida no curso de Pedagogia, na unidade da UERGS em São Luiz Gonzaga. A metodologia utilizada para a realização desse estudo, está pautada na pesquisa qualitativa de cunho exploratório, bibliográfico e descritivo. Fizeram parte da amostra os professores do Curso de Pedagogia da UERGS - Unidade em São Luiz Gonzaga dos componentes curriculares de Estágio I Educação Infantil, Estágio II: Anos Iniciais e Estágio III: EJA e os acadêmicos estagiários. Os professores e acadêmicos estagiários responderam a um questionário do google forms com perguntas semiabertas. A análise ocorreu de forma descritiva com triangulação dos dados, referenciais teórico e impressões da pesquisadora. Os resultados mostraram que o estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da UERGS, incentiva a relação teoria e prática em todos os seus momentos, primeiros contatos, observação, planejamento e docência. O estágio supervisionado em sua relação teoria e prática está cumprindo a sua importância na qualificação de futuros profissionais da educação. |
|