dc.description.abstract |
Esta pesquisa verificou as abordagens envolvendo a Educação de Jovens e Adultos EJA - no Curso de Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Também refletiu sobre os sentidos que elas produzem na formação inicial dos futuros professores de Língua Portuguesa e Literatura. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se configura como um importante campo da área educacional, permanentemente tensionado, tanto por movimentos de afastamentos dos estudantes, quanto por eventos de busca pelo sucesso em seu processo de acesso e permanência. Ela sofre intervenção das demandas de formação inicial de docentes que possam atuar nessa modalidade da Educação Básica, que, por sua especificidade, deve ser pensada de forma diferenciada. Para tanto, efetivou-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e com aplicação de questionário semiestruturado com uma parte fechada e outra aberta, com respostas livres. Visou-se, com isso, a compreender quais sentidos da formação inicial se fazem presentes nas vozes de três licenciandos(as) do Curso de Letras que desenvolveram atividades como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID - na Educação Jovens e Adultos. As reflexões sobre o tema foram referenciadas com base nas concepções da área, a partir dos seguintes autores: Arroyo (2005), Possenti (1996) e Zilberman (2008), Freire (1997, 2002, 2009), Bardin (1977, 2011), entre outros. Como principais resultados, destacam-se demandas quanto ao currículo do Curso de Letras Licenciatura e, também, desejos, por parte dos futuros profissionais, de conhecer com maior profundidade as especificidades da modalidade EJA durante a sua formação inicial. Os discentes demonstraram, ao mesmo tempo, uma satisfação em ocupar o lugar de quem pôde, na condição de bolsista, ser professor(a) na EJA |
|