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Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida desde o ingresso no curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura na UERGS, unidade universitária em São Luiz Gonzaga, e que se concretiza neste trabalho de conclusão de curso - TCC. A temática do trabalho foi refletir sobre a dimensão afetiva na construção dos saberes docentes, e teve como objetivo geral, compreender como a dimensão afetiva se entrelaça nos saberes docentes das professoras que atuam na Educação Infantil. Este trabalho ancora-se nas ideias dos autores que abordam os saberes docentes e a afetividade como Wallon, Vygostky, Piaget e Tardif, que a entendem como dimensão fundamental na relação de ensino-aprendizagem escolar. Afetividade entendida como a qualidade de todos os fenômenos afetivos e a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos, conceito popularmente visto nos dicionários e que expressa o início de nossas pesquisas. Constata-se que a afetividade, na prática docente pode auxiliar o professor para que suas atitudes não afetem a criança de maneira negativa, prejudicando a sua aprendizagem. Como qualquer ser humano, as professoras também têm problemas que podem afetar a sua prática e, consequentemente, a aprendizagem das crianças, sendo que é por meio do afeto que a criança permanece na escola ou se distancia. O percurso metodológico ancora-se na pesquisa qualitativa, como instrumentos de pesquisa foram utilizadas rodas de conversa, entrevistas semiestruturadas nos espaços da Educação Infantil. Por fim, considero que esse trabalho de TCC poderá apontar caminhos para que seja inserido nos saberes docentes a afetividade, desde a formação inicial, não como mero afeto, mas como busca por ensinar e aprender com amor e de forma crítica e consciente de seu ato de professorado. |
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