REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A interdisciplinaridade nos cursos de administração pública na América Latina: uma análise comparada entre Chile e Peru

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dc.contributor.advisor Oliveira, Celmar Correa de
dc.contributor.author Kusiak, Vitória Araújo
dc.date.accessioned 2021-08-20T18:02:25Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1738
dc.description.abstract A Administração Pública (AP), especialmente na América Latina, tem apresentando algumas limitações na oferta de serviços e resultados compatíveis com as necessidades das sociedades. A prestação de serviços públicos em um Estado Democrático de Direito (EDD) implica atuar com eficiência e eficácia. As Políticas Públicas, os programas e as ações estatais, devem, em tese, contribuir para um impacto positivo em questões sociais e econômicas. Os diferentes modelos de Estado que foram adotados ao longo do processo histórico da América Latina influenciaram na forma como foi organizada a estrutura da Administração Pública e suas instituições. Neste sentido, o setor público na América Latina está composto por singularidades e especificidades únicas marcadas pelo seu processo histórico de formação. Para que todas essas características únicas e singulares desse continente sejam respeitadas e repensadas se torna necessário uma educação e formação interdisciplinar para os seus gestores. Com isso, a oferta de cursos em Administração Pública se torna fundamental, pois ela contribui para a formação de profissionais capacitados e que possam repensar a estrutura de Estado e os paradigmas existentes. Nesta perspectiva, esse trabalho tem como objetivo analisar a presença da interdisciplinaridade nos cursos de Administração Pública no países, Chile e Peru. Os gestores públicos são atores importantes no processo de planejamento e implementação de Políticas Públicas (PP), seja de maneira direita, indireta, reguladora ou controladora. Por isso, para que exista um desempenho eficaz por parte do setor público e que atenda as reais necessidades que a sociedade anseia torna-se fundamental proporcionar aos seus gestores uma formação sólida e interdisciplinar.
dc.language.iso 201006#2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Gestão pública
dc.subject Administração
dc.subject Formação - Gestores
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação profissional
dc.title A interdisciplinaridade nos cursos de administração pública na América Latina: uma análise comparada entre Chile e Peru
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Santos, Carlos Honorato Schuch
local.degree.date Unidade em Porto Alegre
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M35


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