REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação em solos: práticas pedagógicas aplicadas aos anos iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.advisor Drescher, Marta Sandra
dc.contributor.author Lopes, Monique Porto
dc.date.accessioned 2021-09-02T18:06:20Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1771
dc.description.abstract Solo é um corpo natural composto de sólidos (minerais e orgânicos), líquidos e gases que ocorrem na superfície terrestre, caracterizado por horizontes ou camadas que se distinguem do material de origem devido à adição, perdas, transferências e transformações de energia e matéria ou a habilidade de suportar plantas em um ambiente natural. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ação de extensão sobre a importância da educação em solos com alunos do 5º (quinto) ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no município de Cachoeira do Sul, buscando agregar a ação de extensão ao cotidiano da Escola possibilitando aos alunos o entendimento dos processos que vão desde a formação do solo até as formas de preservá-lo. O público para o desenvolvimento do trabalho foi definido baseado na identificação da necessidade de inserir a temática da educação em solo aliada a práticas pedagógicas a partir dos anos iniciais. As atividades desenvolvidas basearam-se na divisão na divisão da temática em três módulos: formação, biologia e preservação do solo. Nestes módulos estiveram incluídas atividades teórica/explicativa e práticas relacionadas com os temas definidos, as quais foram enviadas semanalmente aos alunos de forma remota. No total foram realizadas 24 atividades que contemplaram identificação das camadas do solo, reprodução de ambiente para observação de desenvolvimento de microrganismos, ilustrações sobre material de origem, mini composteira, elaboração de livro, crescimento de plantas na casca do ovo e teatro. As tarefas realizadas pelos alunos eram enviadas através de registros com fotos, documentos e relatos das atividades concluídas. Com a realização do trabalho foi possível identificar que o tema da educação em solos ainda era superficialmente inserido no ambiente escolar e que com essa abordagem inicial os alunos conseguiram nortear-se mesmo que de forma abrangente dos principais tópicos sobre formação, biologia e preservação do solo. Trabalhar a educação em solos de forma prática mostrou-se eficiente ferramenta pedagógica, visto que ao realizar as atividades os alunos agregaram atenção em relação aos temas trabalhados, ativação da memória para produzirem tarefas, criatividade, organização de ideias, conexão com o tema e novas formas de expressão. A realização desta proposta de extensão trouxe um retorno positivo sobre a percepção de que a educação não pode ser apenas visualizada, deve ser entendida, vivida e reproduzida, dentro e fora do ambiente escolar.
dc.language.iso 210818s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ciência do solo
dc.subject Educação ambiental
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Recursos didáticos
dc.subject Pedologia
dc.title Educação em solos: práticas pedagógicas aplicadas aos anos iniciais do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M504:37


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