| dc.contributor.advisor | Severo, Rita Cristine Basso Soares | |
| dc.contributor.author | Pinheiro, Ana Paula Medeiros | |
| dc.date.accessioned | 2021-09-03T13:32:09Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1776 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como cunho investigativo as reflexões das experiências do estágio não obrigatório vinculado a contratos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Este programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga e o CIEE, que permite que acadêmicos e acadêmicas participem de processos seletivos para que atuem em regime de estágio remunerado, em escolas de Educação Infantil do Município, nas funções de auxiliares de sala; e em escolas de Ensino Fundamental como monitoras de alunos/as com deficiências. Nesta perspectiva a pesquisa teve como objetivo geral compreender como o estágio não obrigatório realizado através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) pode contribuir na formação docente das acadêmicas e acadêmicos do Curso de Pedagogia. Com a intenção de alcançar nosso objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: conhecer as experiências vivenciadas pelas estagiárias do CIEE que atuam no espaço escolar e estabelecer as relações entre o curso de formação de professores e a escola de estágio; entender que conceitos teóricos as estagiárias mobilizam para agir no seu espaço de atuação enquanto estagiárias. A presente pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, compreendendo que esta nos traz o recurso da pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa. Através dela é possível descobrir a relação entre as variáveis e abrir espaço para que ferramentas como as rodas de conversas nos possibilitem a escuta dos significados das experiências dos estágios não obrigatórios para estas estudantes do curso de Pedagogia. Ao concluir a pesquisa consideramos que o estágio não obrigatório oportuniza às acadêmicas da graduação, a reflexão de que é necessário dialogar sobre a escola e refletir sobre a formação docente, tornando esse exercício parte de seu cotidiano; pois, ao dialogar, reflete-se sobre as práticas de professores e professoras e assim é possível trazer à tona os questionamentos sobre os fazeres próprios da docência. | |
| dc.language.iso | 210818s2021####bl#####fr###########por#d | |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | |
| dc.subject | Formação docente | |
| dc.subject | Estágio | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | A formação docente a partir das vivências de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M371.13 |