dc.contributor.advisor |
Severo, Rita Cristine Basso Soares |
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dc.contributor.author |
Pinheiro, Ana Paula Medeiros |
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dc.date.accessioned |
2021-09-03T13:32:09Z |
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dc.date.available |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.date.submitted |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1776 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como cunho investigativo as reflexões das experiências do estágio não obrigatório vinculado a contratos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Este programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga e o CIEE, que permite que acadêmicos e acadêmicas participem de processos seletivos para que atuem em regime de estágio remunerado, em escolas de Educação Infantil do Município, nas funções de auxiliares de sala; e em escolas de Ensino Fundamental como monitoras de alunos/as com deficiências. Nesta perspectiva a pesquisa teve como objetivo geral compreender como o estágio não obrigatório realizado através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) pode contribuir na formação docente das acadêmicas e acadêmicos do Curso de Pedagogia. Com a intenção de alcançar nosso objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: conhecer as experiências vivenciadas pelas estagiárias do CIEE que atuam no espaço escolar e estabelecer as relações entre o curso de formação de professores e a escola de estágio; entender que conceitos teóricos as estagiárias mobilizam para agir no seu espaço de atuação enquanto estagiárias. A presente pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, compreendendo que esta nos traz o recurso da pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa. Através dela é possível descobrir a relação entre as variáveis e abrir espaço para que ferramentas como as rodas de conversas nos possibilitem a escuta dos significados das experiências dos estágios não obrigatórios para estas estudantes do curso de Pedagogia. Ao concluir a pesquisa consideramos que o estágio não obrigatório oportuniza às acadêmicas da graduação, a reflexão de que é necessário dialogar sobre a escola e refletir sobre a formação docente, tornando esse exercício parte de seu cotidiano; pois, ao dialogar, reflete-se sobre as práticas de professores e professoras e assim é possível trazer à tona os questionamentos sobre os fazeres próprios da docência. |
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dc.language.iso |
210818s2021####bl#####fr###########por#d |
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dc.subject |
Práticas pedagógicas |
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dc.subject |
Formação docente |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Estágio |
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dc.title |
A formação docente a partir das vivências de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
M371.13 |
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