REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A formação docente a partir das vivências de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

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dc.contributor.advisor Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.contributor.author Pinheiro, Ana Paula Medeiros
dc.date.accessioned 2021-09-03T13:32:09Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1776
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como cunho investigativo as reflexões das experiências do estágio não obrigatório vinculado a contratos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Este programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga e o CIEE, que permite que acadêmicos e acadêmicas participem de processos seletivos para que atuem em regime de estágio remunerado, em escolas de Educação Infantil do Município, nas funções de auxiliares de sala; e em escolas de Ensino Fundamental como monitoras de alunos/as com deficiências. Nesta perspectiva a pesquisa teve como objetivo geral compreender como o estágio não obrigatório realizado através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) pode contribuir na formação docente das acadêmicas e acadêmicos do Curso de Pedagogia. Com a intenção de alcançar nosso objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: conhecer as experiências vivenciadas pelas estagiárias do CIEE que atuam no espaço escolar e estabelecer as relações entre o curso de formação de professores e a escola de estágio; entender que conceitos teóricos as estagiárias mobilizam para agir no seu espaço de atuação enquanto estagiárias. A presente pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, compreendendo que esta nos traz o recurso da pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa. Através dela é possível descobrir a relação entre as variáveis e abrir espaço para que ferramentas como as rodas de conversas nos possibilitem a escuta dos significados das experiências dos estágios não obrigatórios para estas estudantes do curso de Pedagogia. Ao concluir a pesquisa consideramos que o estágio não obrigatório oportuniza às acadêmicas da graduação, a reflexão de que é necessário dialogar sobre a escola e refletir sobre a formação docente, tornando esse exercício parte de seu cotidiano; pois, ao dialogar, reflete-se sobre as práticas de professores e professoras e assim é possível trazer à tona os questionamentos sobre os fazeres próprios da docência.
dc.language.iso 210818s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Práticas pedagógicas
dc.subject Formação docente
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Estágio
dc.title A formação docente a partir das vivências de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


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