REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Ensino da arte: um estudo sobre o perfil dos/as profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuantes em escolas públicas municipais de São Luiz Gonzaga/RS

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dc.contributor.advisor Brum, Lucas Pacheco
dc.contributor.author Silva, Tatiane Pereira da
dc.date.accessioned 2021-09-15T12:33:07Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1793
dc.description.abstract Essa pesquisa, enquanto Trabalho de Conclusão de Curso/Pedagogia-Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), surge a partir de algumas inquietações vivenciadas durante os estágios realizados em escolas públicas, ao observar o modo como o ensino de Arte era administrado pelos/as profissionais pedagogos/as na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, muitos foram os questionamentos decorrentes, os quais, pela relevância científica desta investigação, cabendo destacar: “que perfil e formação teriam os profissionais que ministram a disciplina de Arte, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?” e “como esses profissionais trabalham pedagogicamente a Arte no cotidiano da sala de aula?”. Partindo disso, a problemática teve como objetivo geral: investigar os/as perfis dos/as profissionais que ministram a disciplina de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como, suas estratégias pedagógicas. Aprofundando-se ainda mais no campo de investigação, objetivos específicos: a) conhecer como se deu a formação docente dos/as profissionais que ministram a disciplina de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; b) analisar as estratégias pedagógicas que são utilizadas pelos/as profissionais nas aulas da disciplina de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) compreender o ensino de Arte da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e do Ensino Fundamental. Para alcançar tais propósitos, a amostra constituiu-se por quatro profissionais, atuantes e/ou envolvidos de algum modo com a disciplina de Arte, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em instituições escolares públicas no município de São Luiz Gonzaga/RS. Então, apoiando-se no que sugere Denzin e Lincoln (2006), pela possibilidade interpretativa da representatividade do mundo, adotou-se como escopo metodológico a abordagem qualitativa, o estudo Multicasos como método, e os questionários semiestruturados para levantamento de dados. Já o tratamento e análise de dados, foram divididos em três categorias: I) Os perfis dos/as profissionais que ministram a disciplina de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; II) A formação em Arte dos/as profissionais que ministram a disciplina na Educação Infantil e nos Anos 6 Iniciais do Ensino Fundamental; III) O trabalho pedagógico em Arte dos/as profissionais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dos resultados e conclusões, infere-se que os conteúdos trabalhados em sala de aula, muitas vezes, não são específicos para o ensino de Arte enquanto componente curricular. Talvez, consequência da falta de formações acadêmicas e continuadas, específicas na área de Arte, no currículo dos profissionais que estão em sala de aula. Contudo, de algum modo, eles cumprem o planejamento curricular pedagógico, fazendo com que a Arte seja englobada com as demais disciplinas.
dc.language.iso 210913s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação Infantil - Docentes
dc.title Ensino da arte: um estudo sobre o perfil dos/as profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuantes em escolas públicas municipais de São Luiz Gonzaga/RS
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M373.2


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