dc.description.abstract |
Essa pesquisa, enquanto Trabalho de Conclusão de Curso/Pedagogia-Licenciatura,
da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), surge a partir de algumas
inquietações vivenciadas durante os estágios realizados em escolas públicas, ao
observar o modo como o ensino de Arte era administrado pelos/as profissionais
pedagogos/as na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Desse modo, muitos foram os questionamentos decorrentes, os quais, pela
relevância científica desta investigação, cabendo destacar: “que perfil e formação
teriam os profissionais que ministram a disciplina de Arte, na Educação Infantil e nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental?” e “como esses profissionais trabalham
pedagogicamente a Arte no cotidiano da sala de aula?”. Partindo disso, a
problemática teve como objetivo geral: investigar os/as perfis dos/as profissionais que
ministram a disciplina de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, bem como, suas estratégias pedagógicas. Aprofundando-se ainda
mais no campo de investigação, objetivos específicos: a) conhecer como se deu a
formação docente dos/as profissionais que ministram a disciplina de Arte na
Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; b) analisar as
estratégias pedagógicas que são utilizadas pelos/as profissionais nas aulas da
disciplina de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c)
compreender o ensino de Arte da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e do Ensino
Fundamental. Para alcançar tais propósitos, a amostra constituiu-se por quatro
profissionais, atuantes e/ou envolvidos de algum modo com a disciplina de Arte, na
Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em instituições
escolares públicas no município de São Luiz Gonzaga/RS. Então, apoiando-se no
que sugere Denzin e Lincoln (2006), pela possibilidade interpretativa da
representatividade do mundo, adotou-se como escopo metodológico a abordagem
qualitativa, o estudo Multicasos como método, e os questionários semiestruturados
para levantamento de dados. Já o tratamento e análise de dados, foram divididos em
três categorias: I) Os perfis dos/as profissionais que ministram a disciplina de Arte na
Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; II) A formação em Arte
dos/as profissionais que ministram a disciplina na Educação Infantil e nos Anos
6
Iniciais do Ensino Fundamental; III) O trabalho pedagógico em Arte dos/as
profissionais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dos
resultados e conclusões, infere-se que os conteúdos trabalhados em sala de aula,
muitas vezes, não são específicos para o ensino de Arte enquanto componente
curricular. Talvez, consequência da falta de formações acadêmicas e continuadas,
específicas na área de Arte, no currículo dos profissionais que estão em sala de aula.
Contudo, de algum modo, eles cumprem o planejamento curricular pedagógico,
fazendo com que a Arte seja englobada com as demais disciplinas. |
|