REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Escritas de experiência: um inventário sobre a formação docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silveira, Juzelia de Moraes
dc.contributor.author Tomazzoli, Luyza Santos
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul teve como objetivo abordar questões relacionadas à experiência docente, a partir do processo de retomada e reflexão acerca de vivências pessoais, seguido da produção de textos e imagens que partem destes eventos e por fim da seleção de materiais que surgiram como decorrência deste exercício; resultando no livro “A docência é uma goiabeira”. Foram usados como aporte teórico para a pesquisa os autores Jorge Larrosa, a fim de desenvolver o conceito de experiência e sua ligação ao acontecimento e à reflexão; Harrell Fletcher, trazendo a ideia do compartilhamento de vivências através da narrativa enquanto potência geradora de aprendizagem; Fabiano Gummo e Nathalie Quintane, com as respectivas obras “2013” e “Começo (Autobiografia)”, e Arthur Barrios com seus “Cadernos Livros”, para pensar às relações entre palavra e imagem, visualidades de escrita e a construção do objeto livro. Anne Cauquelin e Michael Archer, a fim de fazer alguns esclarecimentos sobre arte conceitual, contextualizando a escrita enquanto produção artística dentro da história da arte e citando ainda Allan Kaprow, Raquel Stolf e Yoko Ono dentro dessas produções.
dc.language.iso 211021s2019####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação docente
dc.subject Escrita
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Docência
dc.title Escritas de experiência: um inventário sobre a formação docente
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples