dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul teve como objetivo abordar questões relacionadas à
experiência docente, a partir do processo de retomada e reflexão acerca de vivências
pessoais, seguido da produção de textos e imagens que partem destes eventos e por
fim da seleção de materiais que surgiram como decorrência deste exercício;
resultando no livro “A docência é uma goiabeira”. Foram usados como aporte teórico
para a pesquisa os autores Jorge Larrosa, a fim de desenvolver o conceito de
experiência e sua ligação ao acontecimento e à reflexão; Harrell Fletcher, trazendo a
ideia do compartilhamento de vivências através da narrativa enquanto potência
geradora de aprendizagem; Fabiano Gummo e Nathalie Quintane, com as respectivas
obras “2013” e “Começo (Autobiografia)”, e Arthur Barrios com seus “Cadernos
Livros”, para pensar às relações entre palavra e imagem, visualidades de escrita e a
construção do objeto livro. Anne Cauquelin e Michael Archer, a fim de fazer alguns
esclarecimentos sobre arte conceitual, contextualizando a escrita enquanto produção
artística dentro da história da arte e citando ainda Allan Kaprow, Raquel Stolf e Yoko
Ono dentro dessas produções. |
|