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Oralidade e educação musical: estudo de caso em espaço de cultura Afro-Brasileira
David, Juliana Rocha de Souza
Data:2019
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as possíveis relações entre a oralidade e os processos de Educação Musical em um espaço de educação informal. Assim, contamos com as questões que nos auxiliaram no decorrer da pesquisa: Como se dá e quais são as formas de ensino de música em um centro de cultura afro-brasileiro? Quais são as práticas musicais empregada nesses espaços? Como o ensino/aprendizagem em espaços informais podem possibilitar a ampliação do ensino de música nos espaços formais? Investigamos a partir do estudo de caso a importância de ensinar música sobre os aspectos da oralidade em um centro de cultura afro-brasileira: Terreiro Ilê Axé Oyawoyê, que fica localizado no município de São Leopoldo/RS. Foram realizadas observações e entrevistas que possibilitaram a coleta de dados para a análise a partir das contribuições advindas da experiência e prática dos entrevistados. Para embasamento teórico foram utilizadas as reflexões e conceitos de Lilian Pacheco (2006), Margarete Arroyo (1999), Wallace Lopes Silva (2015), entre outros. Os resultados apresentam e problematizam sobre as práticas musicais e seus modos de ensino tendo como principal foco a oralidade.