REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Incineração de resíduos sólidos para recuperação de energia e seus impactos ambientais: um estudo de revisão no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Andrade, Evilazio da Silva
dc.contributor.author Ferrari, Renata Andressa
dc.date.accessioned 2021-12-03T12:07:03Z
dc.date.available 2021-12-03T12:07:03Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1843
dc.description.abstract A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) vem crescendo ao redor do mundo nos últimos anos, particularmente em virtude do crescimento populacional e do aumento da demanda dos bens de consumo pela sociedade. No Brasil, grande parte dos resíduos gerados recebe um tratamento e destinação final inadequados, resultando em desperdício da energia e do valor intrínseco destes materiais. Alternativas de tratamento que permitam reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que busquem valorizar os RSU através da recuperação da energia intrínseca e de componentes aproveitáveis, devem ser mais bem compreendidas e consideradas pelos gestores de resíduos sólidos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma breve revisão das tecnologias de incineração de resíduos existentes até o momento, abrangendo os benefícios associados à recuperação de energia, bem como os processos de tratamento e os potenciais impactos dos gases emitidos no processo. Um breve panorama geral da situação do Brasil em relação às plantas de incineração e suas tecnologias são também apresentados.
dc.language.iso 211202s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Poluição - Controle
dc.subject Aproveitamento energético
dc.subject Incineração
dc.subject Tratamento de resíduos sólidos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Incineração de resíduos sólidos para recuperação de energia e seus impactos ambientais: um estudo de revisão no Brasil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M628.4
dc.description.additionalinformation Artigo (Especialização) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão Ambiental na Indústria, Unidade em Bento Gonçalves, 2021.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples