dc.contributor.advisor |
Maurente, Viviane Maciel Machado |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Rita de Cássia Lubas |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-14T17:33:48Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1856 |
|
dc.description.abstract |
Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Uergs, tem como objetivo geral verificar junto aos professores que atuam nos Anos Iniciais, se na proposta curricular da escola são abordados os temas transversais e se os mesmos estão presentes nos seus planejamentos didáticos; e como objetivos específicos: aprofundar os estudos sobre os temas transversais na educação básica; conversar com os professores para compreender como aplicam os temas transversais em suas disciplinas e; relatar a experiência da aplicação didática dos temas transversais na turma de quarto ano de uma escola estadual do município de Bossoroca. Os debates em relação aos temas transversais na educação surgem das dúvidas de grupos organizados politicamente em vários países, sobre até onde a escola deve se impor e, quais as temáticas os professores devem abordar em suas aulas. Existem diferentes formas de se compreender e analisar a transversalidade. A primeira delas é referente à compreensão de que não se deve separar dos conteúdos disciplinares dos transversais. A segunda reflete a relação que se daria na escola de maneira pontual ou eventual, por meio de módulos ou projetos específicos. Essa pesquisa foi uma pesquisa ação de cunho qualitativo, exploratório e descritivo que nasceu no estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da Uergs. Fizeram parte da amostra professores das turmas do terceiro, quarto e quinto ano dos Anos Iniciais e a coordenação pedagógica. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados seguiu a leitura interpretativa dos dados, onde se procurou estabelecer relação entre o conteúdo das fontes pesquisadas e os conhecimentos empíricos. Os resultados mostraram que os temas transversais fazem parte do planejamento escolar e são escolhidos pela equipe gestora da escola. A prática de ensino realizado no estágio supervisionado nos Anos Iniciais foi satisfatória no que diz respeito a inclusão do tema transversal saúde e sexualidade aos conteúdos escolares de uma turma do 4º ano. Os temas transversais são imprescindíveis no planejamento escolar por ser assuntos importantes que fazem parte da realidade dos alunos e da comunidade. |
|
dc.language.iso |
210412s2020####bl#a###fr###########por#d |
|
dc.subject |
Ensino fundamental |
|
dc.subject |
Temas transversais |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Os temas transversais como eixo estruturante no estágio supervisionado nos anos iniciais: relato de experiência |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.012 |
|