REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

EJA e as trajetórias nos contextos culturais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Avero, Cátia Cilene Saraiva
dc.contributor.author Moura, Cátia Costa
dc.date.accessioned 2022-01-04T17:28:45Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1887
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de Educação e que tem por intuito formar e qualificar indivíduos para a cidadania. Esta pesquisa justifica-se pela valorização das trajetórias no ensino de jovens e adultos percebendo o quão é importante o ensino da EJA na sociedade e na valorização do cidadão como pertencente a uma cultura. Assim, o professor como potente mobilizador pedagógico no contexto dos alunos, valoriza culturas e aprendizados, através da sensibilidade, amorosidade e pesquisa ativa, propondo espaço para reflexão, construção do conhecimento e valorização das culturas estabelecidas na comunidade escolar. Tendo como objetivos problematizar a modalidade EJA considerando as trajetórias culturais e a escola como espaço sociocultural e as formações ocorrentes para qualificar o ensino de jovens e adultos em prol da cidadania; Analisar como os professores percebem a EJA; Destacar a formação e a contextualização cultural na EJA; Revelar as transformações ocorrentes na trajetória desta modalidade. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa qualitativa descritiva adotando a pesquisa bibliográfica e a técnica de questionário com 7 perguntas fechadas e abertas e enviada ela plataforma Google Forms, preservando as medidas de segurança devido à Covid. Realizada com professoras que atuam na Educação de Jovens e adultos nas escolas do Município de Bagé, RS. Modalidade EJA afirmação importante, pois apresenta no próprio título suas particularidades, portanto, Foi descrito no artigo tanto na pesquisa quanto no questionário com as professoras, é preciso ter atenção especial e ser pensada como tal. Para qualificar o processo de ensino aprendizagem as metodologias e os programas curriculares precisam estar de acordo com a comunidade escolar que os estudantes estão inseridos.
dc.language.iso 211216s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Formação profissional
dc.title EJA e as trajetórias nos contextos culturais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples