A presente pesquisa aborda o tema Educação Infantil em Tempos de Pandemia da Covid-19 e apresenta como objetivo investigar os desafios impostos para os professores da Educação Infantil do município de Bagé/RS decorrentes ...
Esta investigação surgiu da inquietação da pesquisadora em relação ao que os professores
consideram parte de uma educação que visa o desenvolvimento integral de crianças entre quatro e
cinco anos de idade e tem por objetivo ...
Esse estudo revela a necessidade de novos olhares sobre a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tendo como problema quais as complexidades que são percebidas no ensino aprendizagem de jovens e adultos pelos ...
Nesta escrita materializo experiências na qual me lancei como uma
educadora de crianças pequenas se concretizando nesta pesquisa que se divide
em dois momentos. O primeiro bibliográfico, onde inspirada por Tiriba (2005), ...
Neste artigo é apresentado o estágio supervisionado obrigatório II correspondente aos
anos iniciais do ensino fundamental realizado em uma escola municipal na cidade de
Bagé/RS, em uma turma de primeiro ano. Abordando o ...
Este estudo surgiu da inquietação da pesquisadora em relação as práticas
construídas na educação infantil e o tipo de amadurecimento destas
crianças no âmbito da construção de seus conhecimentos. Ele teve por
objetivo ...
Os professores de Educação Infantil aderiram a interações virtuais e, junto das famílias, procederam o acompanhamento dos processos pedagógicos com crianças no ano 2020. Para tal, utilizaram mecanismos que muitos não ...
A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de Educação e que tem por intuito formar e qualificar indivíduos para a cidadania. Esta pesquisa justifica-se pela valorização das trajetórias no ensino de jovens e adultos ...
O presente artigo tem objetivo de esclarecer e perceber em um micro contexto se é possível conduzir o ensino aprendizagem com momentos lúdicos e de interação, apesar das dificuldades encontradas pelos educadores e até mesmo ...
A elaboração do currículo para Educação Infantil é considerada como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno. Sobretudo após a homologação da Base Nacional Comum Curricular ...
Este artigo analisa modos de resistência e existência em uma edição do jornal “Lampião da Esquina” (Nº 5- Outubro de 1978) e uma edição do boletim “Chana com Chana” (Nº 4- Setembro de 1983), produzidos no início do movimento ...
A partir da intenção de compreender a aprendizagem infantil no contexto de relações entre espaço, tempo e professor/aluno estabelecidas nos ambientes e de uma forma de conduzir o processo de ensino, o artigo norteia-se ...
Este artigo parte do pressuposto de que o perfil do professor precisa estar em constante atualização, isto se dá pela forma como ocorre a sua formação, pela evolução digital e tecnológica em que os docentes são submetidos ...
A partir dos acontecimentos atípicos do ano de 2020 com a Pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo, incluindo o cancelamento das aulas públicas de forma presencial na educação infantil até o final do ano letivo na cidade ...
Considerando a vasta discussão acerca do currículo escolar, sua funcionalidade dentro das instituições e os desafios apresentados pela contemporaneidade, o presente artigo busca elucidar a importância desta política na ...
Este artigo traz reflexões acerca de inovações pedagógicas presentes no currículo da educação infantil e como garantir o protagonismo infantil através de práticas que quebram a antecipação do ensino sistematizado ainda ...