Cartas a quem ousa ensinar-aprender: articulações entre professoralidade e empatia =letters to whom dare to teach-learn: articulations between professorality and empathy
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
Cartas a quem ousa ensinar-aprender: articulações entre professoralidade e empatia =letters to whom dare to teach-learn: articulations between professorality and empathy
O presente artigo tem como sujeito deste estudo uma professora de anos iniciais de uma escola da rede municipal de Bagé, objetivando evidenciar as articulações entre professoralidade e empatia e de que forma afeta ou não a aprendizagem. Identificam-se, ao longo do estudo, as competências e habilidades necessárias para o educador de anos iniciais, bem como analisa-se o significado do diálogo e a sua importância na professoralidade. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa de caráter qualitativo. O caminho metodológico precisava ser aberto e, para isso, a produção de cartas possibilita uma escrita mais aberta, tornando-se assim facilitadora no processo de ensino aprendizagem. Com base nas leituras das cartas, pode se observar que a empatia torna o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso. Com esse trabalho, conclui-se que a professora está sempre buscando aprimoramento em seus conhecimentos e trabalha de forma didática e contextualizada.