O presente trabalho objetivou investigar o papel do Orientador Educacional no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovendo a igualdade de direitos e garantindo acesso desse público na escola regular. O trabalho foi desenvolvido com base no método analítico com uma abordagem descritiva. O instrumento da pesquisa foi um questionário online, da Plataforma Google Forms composto por 08 questões abertas e adotada a análise de conteúdo. O público alvo foram professores e orientadoras educacionais de escolas estaduais e municipais de Bagé. A pesquisa discutiu a importância do Orientador Educacional diante dos problemas enfrentados pela acolhida e permanência dos alunos com necessidades especiais na Educação de Jovens e Adultos, as questões econômicas e sociais que envolvem a escola, a família e a comunidade e as dificuldades enfrentadas pelos professores diante da inclusão e a necessidade de repensar o planejamento, as metodologias e a sua formação, buscando uma concreta inclusão social de todos os alunos e garantindo seu acesso de maneira legítima e justa.