dc.contributor.advisor |
Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Maria Betânia Ferraz |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-01T12:11:15Z |
|
dc.date.available |
2022-07-01T12:11:15Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2219 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetivou investigar o papel do Orientador Educacional no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovendo a igualdade de direitos e garantindo acesso desse público na escola regular. O trabalho foi desenvolvido com base no método analítico com uma abordagem descritiva. O instrumento da pesquisa foi um questionário online, da Plataforma Google Forms composto por 08 questões abertas e adotada a análise de conteúdo. O público alvo foram professores e orientadoras educacionais de escolas estaduais e municipais de Bagé. A pesquisa discutiu a importância do Orientador Educacional diante dos problemas enfrentados pela acolhida e permanência dos alunos com necessidades especiais na Educação de Jovens e Adultos, as questões econômicas e sociais que envolvem a escola, a família e a comunidade e as dificuldades enfrentadas pelos professores diante da inclusão e a necessidade de repensar o planejamento, as metodologias e a sua formação, buscando uma concreta inclusão social de todos os alunos e garantindo seu acesso de maneira legítima e justa. |
|
dc.language.iso |
220630s2020####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Inclusão educacional |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Orientação educacional |
|
dc.subject |
Educação de jovens e adultos - EJA |
|
dc.title |
A orientação educacional no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na EJA |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.048.3 |
|