REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A orientação educacional no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
dc.contributor.author Pereira, Maria Betânia Ferraz
dc.date.accessioned 2022-07-01T12:11:15Z
dc.date.available 2022-07-01T12:11:15Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2219
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou investigar o papel do Orientador Educacional no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovendo a igualdade de direitos e garantindo acesso desse público na escola regular. O trabalho foi desenvolvido com base no método analítico com uma abordagem descritiva. O instrumento da pesquisa foi um questionário online, da Plataforma Google Forms composto por 08 questões abertas e adotada a análise de conteúdo. O público alvo foram professores e orientadoras educacionais de escolas estaduais e municipais de Bagé. A pesquisa discutiu a importância do Orientador Educacional diante dos problemas enfrentados pela acolhida e permanência dos alunos com necessidades especiais na Educação de Jovens e Adultos, as questões econômicas e sociais que envolvem a escola, a família e a comunidade e as dificuldades enfrentadas pelos professores diante da inclusão e a necessidade de repensar o planejamento, as metodologias e a sua formação, buscando uma concreta inclusão social de todos os alunos e garantindo seu acesso de maneira legítima e justa.
dc.language.iso 220630s2020####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Orientação educacional
dc.subject Inclusão educacional
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.title A orientação educacional no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na EJA
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.048.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples