Este artigo parte do pressuposto de que o perfil do professor precisa estar em constante atualização, isto se dá pela forma como ocorre a sua formação, pela evolução digital e tecnológica em que os docentes são submetidos ...
A partir da intenção de compreender a aprendizagem infantil no contexto de relações entre espaço, tempo e professor/aluno estabelecidas nos ambientes e de uma forma de conduzir o processo de ensino, o artigo norteia-se ...
A elaboração do currículo para Educação Infantil é considerada como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno. Sobretudo após a homologação da Base Nacional Comum Curricular ...
Este artigo analisa modos de resistência e existência em uma edição do jornal “Lampião da Esquina” (Nº 5- Outubro de 1978) e uma edição do boletim “Chana com Chana” (Nº 4- Setembro de 1983), produzidos no início do movimento ...
A partir dos acontecimentos atípicos do ano de 2020 com a Pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo, incluindo o cancelamento das aulas públicas de forma presencial na educação infantil até o final do ano letivo na cidade ...
Considerando a vasta discussão acerca do currículo escolar, sua funcionalidade dentro das instituições e os desafios apresentados pela contemporaneidade, o presente artigo busca elucidar a importância desta política na ...
Este artigo traz reflexões acerca de inovações pedagógicas presentes no currículo da educação infantil e como garantir o protagonismo infantil através de práticas que quebram a antecipação do ensino sistematizado ainda ...