Considerando a vasta discussão acerca do currículo escolar, sua funcionalidade dentro das instituições e os desafios apresentados pela contemporaneidade, o presente artigo busca elucidar a importância desta política na prática pedagógica. A pesquisa centra-se na análise do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), com o objetivo de discorrer sobre o documento identificando suas (im)possibilidades de ação para efetivação de uma educação integral e de significado que ultrapasse os espaços escolares. Entendendo o currículo como uma porção de cultura selecionada e legitimada pelas escolas, torná-lo mais humano e flexível é de grande relevância para uma educação integral e completa contribuindo, assim, para transformar contextos sociais. A pesquisa aconteceu no campo bibliográfico, desenvolvendo-se em duas etapas. Primeiramente perpassei por textos e artigos na busca de melhor entendimento sobre a educação contemporânea e o currículo escolar de nosso país. Em um segundo momento a realização de leituras e análises das concepções do RCG. Contudo, os resultados dos estudos são apresentados por pequenos aportes retidos no documento trazendo ainda argumentações em relação a política educacional em questão, concebendo, assim, algumas considerações finais.