REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Currículo e contemporaneidade: uma educação para além dos muros da escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Camozzato, Viviane Castro
dc.contributor.author Vérber, Pâmela Franciele Machado Ferreira
dc.date.accessioned 2021-02-26T10:54:18Z
dc.date.available 2021-02-26T10:54:18Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1054
dc.description.abstract Considerando a vasta discussão acerca do currículo escolar, sua funcionalidade dentro das instituições e os desafios apresentados pela contemporaneidade, o presente artigo busca elucidar a importância desta política na prática pedagógica. A pesquisa centra-se na análise do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), com o objetivo de discorrer sobre o documento identificando suas (im)possibilidades de ação para efetivação de uma educação integral e de significado que ultrapasse os espaços escolares. Entendendo o currículo como uma porção de cultura selecionada e legitimada pelas escolas, torná-lo mais humano e flexível é de grande relevância para uma educação integral e completa contribuindo, assim, para transformar contextos sociais. A pesquisa aconteceu no campo bibliográfico, desenvolvendo-se em duas etapas. Primeiramente perpassei por textos e artigos na busca de melhor entendimento sobre a educação contemporânea e o currículo escolar de nosso país. Em um segundo momento a realização de leituras e análises das concepções do RCG. Contudo, os resultados dos estudos são apresentados por pequenos aportes retidos no documento trazendo ainda argumentações em relação a política educacional em questão, concebendo, assim, algumas considerações finais.
dc.language.iso 210218s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Prática pedagógica
dc.subject Currículo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino
dc.subject Educação
dc.title Currículo e contemporaneidade: uma educação para além dos muros da escola
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.214.14


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples