dc.contributor.advisor |
Camozzato, Viviane Castro |
|
dc.contributor.author |
Vérber, Pâmela Franciele Machado Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-26T10:54:18Z |
|
dc.date.available |
2021-02-26T10:54:18Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1054 |
|
dc.description.abstract |
Considerando a vasta discussão acerca do currículo escolar, sua funcionalidade dentro das instituições e os desafios apresentados pela contemporaneidade, o presente artigo busca elucidar a importância desta política na prática pedagógica. A pesquisa centra-se na análise do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), com o objetivo de discorrer sobre o documento identificando suas (im)possibilidades de ação para efetivação de uma educação integral e de significado que ultrapasse os espaços escolares. Entendendo o currículo como uma porção de cultura selecionada e legitimada pelas escolas, torná-lo mais humano e flexível é de grande relevância para uma educação integral e completa contribuindo, assim, para transformar contextos sociais. A pesquisa aconteceu no campo bibliográfico, desenvolvendo-se em duas etapas. Primeiramente perpassei por textos e artigos na busca de melhor entendimento sobre a educação contemporânea e o currículo escolar de nosso país. Em um segundo momento a realização de leituras e análises das concepções do RCG. Contudo, os resultados dos estudos são apresentados por pequenos aportes retidos no documento trazendo ainda argumentações em relação a política educacional em questão, concebendo, assim, algumas considerações finais. |
|
dc.language.iso |
210218s2020####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Prática pedagógica |
|
dc.subject |
Currículo |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Ensino |
|
dc.subject |
Educação |
|
dc.title |
Currículo e contemporaneidade: uma educação para além dos muros da escola |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M371.214.14 |
|