A partir dos acontecimentos atípicos do ano de 2020 com a Pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo, incluindo o cancelamento das aulas públicas de forma presencial na educação infantil até o final do ano letivo na cidade de Bagé/RS, os profissionais da educação foram convocados a repensar suas práticas pedagógicas. Assim sendo, sentiu-se a necessidade de compreender como aconteceu essa construção de aula remota para os docentes que, a partir deste momento, buscam pensar e planejar as suas ações respeitando os protocolos de saúde do município que determinam manter o distanciamento e evitar aglomerações. O artigo parte do conceito de infâncias, passa pelos questionamentos que procuram compreender o papel do professor, da escola, assim como a responsabilidade da família na aprendizagem dos estudantes. Para tal, foram consideradas a experiência da autora principal, que atualmente está à frente de uma turma de Pré-escola, bem como cartas escritas por professoras da rede pública de ensino de Bagé, que descrevem como foram construindo a sua prática pedagógica para alcançarem os objetivos de aprendizagem prioritários em cada etapa da educação infantil neste tempo de pandemia.