Resumo:
O presente artigo tem por objetivo reflexionar acerca de algumas medidas de intervenção relacionadas à mediação de conflitos no âmbito escolar, voltada para as escolas públicas, particulares, do ensino fundamental e médio, onde o Orientador Escolar possa desempenhar o papel de sujeito norteador na busca da solução dos conflitos existentes ne sse ambiente. O foco é auxiliar a equipe gestora na formação de indivíduos para que estes possam corroborar para que se tenha um ambiente restaurador pautado pela cultura da paz e respeito entre os educandos. Para tanto, é preciso considerar que a sociedad e é constituída por diferentes grupos de indivíduos, e nesse contexto há a diversidade de perfis, cada qual com seus costumes, suas culturas, seus gostos, o que muitas vezes dificulta a convivência, somos diferentes, pensamos de forma diversa e na maioria das vezes ocorre a dificuldade em aceitar a opinião e o posicionamento do outro. Nascem então os conflitos, formando se a espiral conflitiva, promovendo discussões acirradas e desentendimentos. Conflito instalado, ficamos sem percebermos que dessa forma ja mais vamos chegar a um entendimento, e tampouco entender que o conflito, nesse âmbito, não gera benefícios, mas sim grandes aborrecimentos. Logo, foram abordadas algumas ações de cunho interventivo com vistas a promover um ambiente escolar saudável, restau rador, acolhedor. O trabalho aponta indícios do quanto é benéfico para toda a comunidade escolar mediar seus conflitos, formando cidadãos que valorizem a paz, que respeitem os outros, que sejam instituidores de um ambiente restaurador, que aprendam a usar a sensibilidade diante dos conflitos gerados como protagonistas e responsáveis pelos seus atos.