Resumo:
A III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Inclusão e Diversidade: Diálogos
e Reflexões teve como objetivo seguir abrindo espaço para trajetórias de
investigação, práticas de ensino e estratégias de socialização das ações que
fomentam o cotidiano da instituição e região. Os encontros preveem a partilha e a
criação de conexões interinstitucionais, fomentando o diálogo, as trocas e a
produção em rede. A ênfase em “Inclusão E Diversidade: Diálogos e Reflexões”
pretendeu criar um espaço para que a comunidade acadêmica e demais atores
ligados à educação e interessados possam refletir sobre questões relacionadas à
inclusão e à diversidade nos contextos de pesquisa, ensino e extensão; estimular
o diálogo entre diferentes atores, como pesquisadores, professores, estudantes e
membros da comunidade, sobre as diferentes dimensões da inclusão e
diversidade, suas complexidades e desafios; proporcionar oportunidades para que
os participantes compartilhem suas experiências, práticas e iniciativas
relacionadas à promoção da inclusão e diversidade em seus espaços; e identificar
e discutir estratégias eficazes para promover a inclusão e a diversidade nos
ambientes acadêmicos, escolares e não-escolares, visando à construção de uma
sociedade mais inclusiva e diversa. Com foco em encontros interinstitucionais, a
III Jornada apostou em um formato híbrido no decorrer das ações desenvolvidas
de 17 a 19 de junho de 2024. As ações envolveram: (a) sete sessões de
apresentações de trabalhos orais à tarde, em dois dias do evento, em salas
transversais de ensino, pesquisa e extensão, cujos resumos apresentamos neste
Anais; (b) conferência de abertura "Pluralidade e pertencimento: a garantia de
direitos em uma sociedade justa e democrática", ministrada pela Profa. Dra. Rita
de Cássia Morem Cóssio Rodriguez da Universidade Federal de Pelotas, e
contando com a mediação da Profa. Ma. Percila Silveira de Almeida (professora
da Uergs – unidade universitária em São Borja); (c) oficinas presenciais diversas,
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ISBN 978-85-60231-78-2
a saber: "LIBRAS: Uma perspectiva além do sinalário. O entrelaçamento entre a
cultura surda e o cotidiano", ofertada por Wallace Pires Gulart Rosa; "Encontro
Precioso: caminhos e possibilidades da educação para as relações étnico-raciais
na Educação Infantil", ministrada pela Viviam Lorena Pereira Pereira; "As
linguagens como possibilidades de ampliação do repertório da diversidade cultural
na Educação Infantil", realizada por Miriã Santos de Farias da Rosa (professora
do Sesquinho Bagé); e “Boas-Vindas UERGS: Navegando nas Plataformas da
Universidade”, ofertada por Anne Suziele Rodrigues Carneiro e Renata Pires
Porciúncula; d) conferência de encerramento "Inclusão e diversidade na
perspectiva da Educação Popular", com a Profa. Dra. Fernanda dos Santos Paulo
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e
mediação da Profa. Dra. Rita Cristine Basso Soares Severo (professora da Uergs
– unidade universitária em São Luiz Gonzaga). O evento contou com a
participação intensa de professores(as), pesquisadores(as) e estudantes da
graduação e pós-graduação do Rio Grande do Sul e de diversos estados do país.
Foram apresentados trabalhos de diferentes universidades, tais como: Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Universidade
Católica de Pernambuco (UNICAP), Universidade de Pernambuco (UPE),
Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Ponta
Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs),
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e. Além
disso, trabalhos de diferentes setores ligados à educação estiveram presentes,
como a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.