dc.contributor.advisor |
Silva, Édila Dutra da |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Patrícia Girardon |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-12T18:38:58Z |
|
dc.date.available |
2022-01-12T18:38:58Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1932 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda o tema Educação de Jovens e Adultos: Desafios docentes durante a pandemia, tendo como objetivo geral: Investigar e entender as dificuldades que docentes da EJA estão vivenciando no momento pandêmico. O problema que
engloba este trabalho é: Quais as dificuldades que professores da modalidade de ensino fundamental EJA estão encontrando para desenvolver suas atividades durante a pandemia do covid-19? Os objetivos específicos são: Avaliar se os métodos
utilizados na educação de jovens e adultos, condizem com as necessidades de cada educando; Constatar quais os possíveis fatores que influenciam as dificuldades de ensino e aprendizagem no ambiente virtual; Analisar se no momento pandêmico estão sendo desenvolvidas práticas pedagógicas, que despertem o interesse do aluno para uma aprendizagem significativa, com a ajuda das mídias digitais. As hipóteses são:
Podemos afirmar que os professores se interessam em conhecerem a realidade cognitiva que cada aluno possui ao entrar na modalidade; Podemos afirmar que as diferenças de idade na educação de jovens e adultos trazem uma melhor sociabilização e consequentemente uma abertura maior para a aprendizagem da alfabetização e do letramento; Os professores utilizam-se de equipamentos de mídia
digital como material didático causando maior interesse sobre determinado assunto. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. A coleta de dados acorreu de forma totalmente remota via formulário de pesquisa voltada a professores atuantes na modalidade citada. Os resultados obtidos veem a corroborar
com objetivos e hipóteses levantados acerca do tema. De encontro com esses dados percebe-se que a maioria dos professores se utilizam de métodos que condizem com a necessidades de seus educandos, constata-se também que o momento atual de
pandemia influência de forma negativa para as dificuldades de aprendizagens dos alunos em um ambiente real, sem a interferência do virtual. |
|
dc.language.iso |
220111s2021####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação de jovens e adultos - EJA |
|
dc.subject |
Pedagogia |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Pandemia |
|
dc.subject |
Covid-19 |
|
dc.title |
Educação de jovens e adultos: desafios docentes durante a pandemia |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M374.7 |
|